Acontece na Paróquia  

  • Por Fernando Murakami - PASCOM Santa Teresinha

É dado início ao Tempo Quaresmal: jejum, oração, penitência e caridade



Após dois anos desde o início da pandemia, com todos os cuidados necessários, pudemos retornar com as atividades da paróquia como, por exemplo, com as missas presenciais e a grande participação da comunidade celebrando um grande evento da Igreja Católica. No dia 02 de março de 2022, celebramos, na paróquia Santa Teresinha, a missa de Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início do Tempo da Quaresma, período de preparação dos 40 dias para a Páscoa e que se estende até o Domingo de Ramos. Este Tempo trata de um período de preparação para a recordação de todo sofrimento pelo qual passa Jesus em sua Via Sacra, onde são relembrados mais fortemente ações como o jejum, a oração mais intensa, a penitência e os momentos de caridade.

Logo antes do início da missa, tivemos a apresentação sobre a Campanha da Fraternidade de 2022 junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema: “Fraternidade e Educação” baseado no lema bíblico de Provérbios 31,26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. Sobre esta questão, o Papa Francisco enviou aos fiéis brasileiros uma mensagem para o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2022:


“Queridos irmãos e irmãs do Brasil!

Ao iniciarmos a caminhada quaresmal de conversão rumo à celebração do Mistério Pascal de Cristo, nos dispomos a ouvir o chamado de Deus que deseja conduzir-nos, através das práticas penitenciais do jejum, da esmola e da oração, ao encontro pessoal e renovador com o Ressuscitado, em quem temos a verdadeira vida e do qual devemos ser fiéis testemunhas.

Desejo de todo o coração que a escolha do tema “Fraternidade e Educação” torne-se causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas.

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e como penhor de abundantes graças celestes que auxiliem as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham por uma educação mais fraterna, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim”.


E, após a homília, o Padre João realizou a imposição das Cinzas nas testas dos fiéis, símbolo que nos recorda que somos pó e ao pó retornaremos. E sobre a frase: “Convertei-vos e credes no Evangelho”. Este gesto traz a reflexão sobre a origem e o fim de cada um de nós e também nos mostra a importância e a urgência de nossa conversão, de renascermos das cinzas e de deixarmos para trás todo o pecado. Por essa razão, devemos nos preparar, dia a dia, para a nossa vida definitiva, que será na eternidade com Deus.

Vivamos com sabedoria este Tempo Quaresmal que se inicia, praticando toda reflexão que ele nos propõe.


Referências:

- https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-03/mensagem-papa-francisco-campanha-fraternidade-2022.html

- https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-envia-mensagem-para-a-campanha-da-fraternidade-2022/

- https://arqbrasilia.com.br/missa-da-imposicao-das-cinzas-marca-a-abertura-da-quaresma/


51 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Nesse mês de agosto celebramos o Mês Vocacional destinado às vocações, que em latim são conhecidas como “vocare” e significam chamado. É daí que vem a palavra “vocação”, o chamado de Deus para nossas

Notícias em Destaque
Arquivo