top of page

  Acontece na Paróquia  

Gisele Falcão - PASCOM Santa Teresinha

Padre José Mahon celebra 2º dia do Tríduo de Santa Teresinha

O 2º dia do Tríduo em preparação para a Festa da Padroeira, realizado no dia 29/09, terça-feira, foi marcado pela presença do Pe. José Mahon: 88 anos de vida, 64 anos de sacerdócio e quase 11 anos dedicados à Paróquia Santa Teresinha. Auxiliado pelo Pe.Tiago, celebrou a missa deste dia e narrou um pouco de sua história com a comunidade da qual esteve à frente quase 50 anos atrás.

Na celebração, que continuava a recordar a história da Paróquia, por ocasião do Jubileu de 75 anos, foram lembrados os anos de 1971 a 1985. No final, foi passada mais uma parte da retrospectiva, deixando a todos com um gostinho de quero mais para o 3º dia do Tríduo...

Durante sua homilia, o Pe. Mahon falou sobre a Festa dos Arcanjos, que se comemorava na data, e, muito elucidativo, explicou um pouco sobre cada um deles: São Miguel, o arcanjo protetor; São Rafael, o portador da cura; e São Gabriel, o mensageiro de Deus, o arcanjo das grandes notícias - sua mais alta missão: ir a Nazaré, onde vivia Maria, e anunciar que ela seria a Mãe do Salvador.

O sacerdote discorreu, também, sobre a vida de nossa padroeira, Santa Teresinha. Contou que sua mãe falecera quando era ainda pequena, mas que teve um pai maravilhoso e profundamente cristão, consciente da responsabilidade de educar as filhas com conselhos de fé. Desde muito jovem queria entrar para o convento, porém não foi aceita por sua idade; seu desejo, entretanto, era tão profundo que, juntamente com seu pai, foi a Roma pedir autorização ao Papa. Teresinha colocava amor em tudo o que fazia. Faleceu aos 24 anos, vítima de tuberculose, mas mesmo tendo falecido tão jovem, ficou conhecida no mundo inteiro. Viveu tão pouco... E, ainda assim, teve tanta influência! Veja mais sobre a vida de Santa Teresinha na parte "História da Padroeira" [LINKAR]

Ao final da missa, o Pe. José Mahon cumprimentou uma extensa fila de paroquianos, muitos jovens que não chegaram a conhecê-lo quando pároco, outros já conhecidos, emocionados pelo reencontro. E assim foi este 2º dia de Tríduo: lembranças, saudades, homilia... Pe. José Mahon, uma lição de vida.

Nascido na França, o "Filho da Caridade" - como são chamados os padres de sua ordem religiosa - iniciou seu sacerdócio em Paris, e no ano de 1961 seus superiores decidiram enviar sacerdotes para outros países e regiões. O maior receio destes religiosos era o idioma, mas com a força do Espírito Santo encararam a missão. Neste mesmo ano, o Pe. Mahon chegou ao Brasil, acompanhado de outros padres franceses, que foram acolhidos pelo povo como se fossem da família. Ele relembrou, ainda, a difícil época da ditadura militar, quando estava à frente da Paróquia Santa Teresinha, juntamente com o Pe. Pedro Jourdanne.

26 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page