Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM Santa Teresinha

Procissão e chuva de rosas marcam o fim da semana da padroeira


Na tarde deste domingo, 04/10, a comunidade voltou a se reunir, no último evento comemorativo da semana da padroeira: a procissão seguida da tradicional chuva de rosas e Santa Missa.

Contando com um carro de som à frente, a multidão rezou e entoou cânticos - da padroeira e outros conhecidos - percorrendo algumas ruas de nosso bairro. Os fiéis se mobilizaram na peregrinação, inclusive ao carregarem o andor com nossa querida Santa Teresinha. Erguiam suas rosas e balançavam suas bandeiras com muita alegria.

O ato da procissão pode ser encarado como uma penitência, mas é, sobretudo, uma maneira de mostrar a ação em conjunto de nossa comunidade e levar um pouco de nossa fé para as pessoas, mostrando que somos Igreja viva e atuante; Igreja que convida todos a participarem de suas atividades. Como o próprio padre Tiago costuma dizer em nossas procissões: "Cristão, volta pra casa", um convite para todos aqueles que, porventura, tenham se afastado da Igreja e que agora, mais do que nunca, podem e devem sentir-se acolhidos.

Ao final da procissão, um momento emblemático e muito esperado em toda a semana: a chuva de rosas. Com todos os devotos abaixo da escadaria da igreja, foram lançadas pétalas em símbolo a esta chuva que Santa Teresinha prometeu enviar à Terra. Rosas estas, que representam as bênçãos e graças de Deus em nossas vidas, por meio de sua intercessão.

Logo em seguida, toda a comunidade seguiu para a missa encontrando uma igreja lindamente ornamentada. Cada detalhe feito com muito capricho.

Os fiéis estavam com toda alegria e emoção dos momentos anteriores e puderam acompanhar uma liturgia baseada no tema família. Especialmente, foram citadas a passagem da criação da mulher a partir da costela de Adão e também a importância do casamento, no qual homem e mulher tornam-se uma só carne.

Após o Evangelho, os coroinhas e cerimoniários da paróquia prepararam uma surpresa para a comunidade: uma peça de teatro que retratou a vida de Teresinha, abordando as dificuldades familiares, de saúde e, principalmente, sua admirável vocação desde pequena. Embora fosse de uma visível simplicidade e tenha estado pouco tempo entre nós, teve uma grande compreensão de seu papel no mundo e de que o Amor é o principal objetivo que Deus nos pede.

Na homilia, o padre Tiago falou sobre as alegrias e dificuldades da vida de um casal e citou que não se casa com a pessoa perfeita, mas sim com aquela que nos completa, aquela que amamos: "o amor é uma decisão". A interação com os presentes é um diferencial de suas homilias.

No momento do ofertório, houve a entrada de 24 crianças, cada uma com uma rosa, simbolizando cada um dos anos vividos por Santa Teresinha em sua jornada na Terra. A simplicidade e a doçura de cada criança também retoma a citação do próprio Evangelho: "deixai vir a mim as criancinhas", pois "quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele".

Outra passagem da missa, muito emocionante, foi a comunidade toda de mãos dadas cantando o Pai-Nosso. Simboliza toda a união de nossos paroquianos, reafirmando os ensinamentos de Jesus enquanto homem.

Por fim, a PASCOM - Pastoral da Comunicação - apresentou este novo site, com todas as informações, novidades, recursos e redes sociais da paróquia. Além de um vídeo engraçado, com os bastidores da produção desta semana tão movimentada em nossa igreja.

Nossos parabéns a toda a comunidade que, cheia de motivação, trabalhou duro para que cada detalhe fosse o melhor possível!

Venha participar conosco! Esperamos você em nossos próximos eventos!

18 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa