Acontece na Paróquia  

OUTUBRO ROSA – Um convite à conscientização e prevenção


Para nós, paroquianos da Paróquia Santa Teresinha, o mês de outubro iniciou com grande festividade, além da comemoração do dia de nossa padroeira, comemoramos o Jubileu de 75 anos de nossa Paróquia.

 

Contudo, este mês tão festivo ainda nos reserva algo que vai além do cuidado com nossa vida espiritual, é um convite a cuidarmos de nosso corpo, também. Convite este, destinado principalmente às mulheres, que se dedicam tanto a família, aos filhos, ao trabalho e a quem ou o que mais precisar de seus cuidados. Falo sobre o Outubro cor de Rosa. Campanha de saúde destinada as mulheres com o intuito de diminuir os índices de câncer de mama, trata-se de uma verdadeira luta contra tal enfermidade, tendo como principal veículo o autoexame como um gesto de amor.

 

No Brasil o início de movimentos como este foi lançado na década de 80 com o Programa Viva Mulher, no entanto, este movimento específico “Outubro Rosa” teve inicio da década de 90 nos Estados Unidos, ou seja, é uma campanha mundial, pois atualmente o câncer de mama é o segundo que mais acomete mulheres no mundo. Estima-se em 2015 cerca de 57.120 novos casos de câncer de mama, isto é, 25% de novos casos a cada ano.

           

Isto demonstra a necessidade de nós mulheres voltarmos nossos olhos para nós, pois nos dedicamos tanto aos outros que nos descuidados de nosso maior bem, a vida. Vida esta que nos é dada pelo próprio Deus.

 

Sendo assim, exorto a todas as mulheres, independente da idade, conhecer seu corpo para poder identificar qualquer anormalidade. É importante este hábito de observar as mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal; no banho, no momento de trocar de roupa ou em situações do cotidiano, sem técnica específica.  A maior parte dos cânceres de mamas são descobertos pelas próprias mulheres.

 

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia, exame de raio-x nas mamas, a cada dois anos; quando não há sinais e sintomas. Este exame pode ajudar a identificar o câncer. Antes dessa idade não é recomendado pelo Ministério da Saúde à realização da mamografia porque as mamas de mulheres jovens possuem um tecido diferente, mais fibroso, que não possibilita a identificação de nódulos, mas conforme disse anteriormente, o autoexame é fundamental para todas as mulheres.

 

É muito importante fazer exames preventivos antes do aparecimento de qualquer sintoma do câncer de mama, e ficar atenta a sinais como: vermelhidão da pele, alterações no formato dos mamilos, nódulos nas axilas, secreção escura saindo pelo mamilo, pele enrugada como casca de laranja e em estágios avançados a mama pode apresentar ferida.

 

Sendo assim, podemos dizer que a prevenção do câncer de mama está dividida em duas etapas: a primeira envolve a prática de hábitos saudáveis, pois cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem se evitados a partir de práticas saudáveis como: praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. A segunda etapa diz respeito à realização de exames, já mencionados.

 

Pensando nisso a Unidade Saúde Utinga, situada na Alameda México, s/n, bairro de Utinga – Sto. André – fone 4976-1000 / 4661-0942, preparou um mês inteiro dedicado a tal campanha, com palestras, filmes, momentos de convivência e beleza, bingos e até mesmo aula de dança de salão, tudo para a conscientização da importância de cuidarmos de nós, mulheres. Vale ressaltar que as terças-feiras no Parque Pignatari tem Caminhada Orientada pela equipe de saúde de tal unidade.

 

A prefeitura de Santo André também aderiu a esta feliz campanha de saúde da mulher, mobilizando 33 unidades de saúde para conscientizar sobre o câncer de mama. Toda programação está disponível no site da prefeitura. http://www2.santoandre.sp.gov.br/

 

Os índices de mamografias realizadas em nosso município são pequenos apenas 9,51%. Mobilizemo-nos, não apenas em outubro, mas durante todo o ano... Sempre!

 

É um verdadeiro dom podermos, como homens e mulheres de Deus aliar o cuidado do corpo e da alma, como testemunhas vivas e, saudáveis, do amor de Deus por cada um de nós. O mês de outubro está apenas começando e já nos faz esse convite de fé, é o Outubro Rosa. Rosa que nos remete á vocação de nossa padroeira.

“Chuva de rosas!” no Outubro Rosa.

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa