Acontece na Paróquia  

  • Ana Paula Medeiros - Enfermeira Obstetra e

NOVEMBRO AZUL – "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha


Queridos irmãos, Jesus escolheu Pedro para ser o patrono da nossa Igreja, ou seja, o escolheu para dar continuidade à missão. E como fez com Pedro, faz com cada homem: dá a sabedoria de edificar o lar, de ser alicerce para a família, aconchego para a esposa. Mas, como ser tudo isso quando revestido da fragilidade do corpo?

Neste mês, os convidamos à reflexão sobre o “Novembro Azul”, campanha de saúde dedicada a essa rocha que é o homem - porque cuidar da saúde também é coisa de homem! Trata-se de uma campanha de combate ao câncer de próstata, o segundo mais incidente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

A próstata é uma glândula de exclusividade masculina, responsável pela produção de uma parte do líquido seminal, liberado durante o ato sexual. Ela é muito pequena e se localiza abaixo da bexiga, à frente do reto. Por isso que o toque retal realizado pelo médico é tão importante, pois através deste exame clínico é possível saber se houve ou não aumento desta glândula. Há, também, como fator de diagnóstico, o exame de sangue PSA, que identifica o aumento da proteína produzida pela próstata, que é um indício da doença. No entanto, estes exames não substituem a análise clínica realizada pelo toque retal.

Estima-se cerca de 68 mil novos casos desta doença silenciosa e, muitas vezes, descoberta tardiamente. Então, é imprescindível observar sinais como: dificuldade para urinar, necessidade de urinar muitas vezes (principalmente durante a noite), urgência para urinar (incontinência), dificuldade para iniciar ou parar o fluxo da urina, jato urinário fraco, reduzido ou interrompido e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Vale a pena ressaltar, ainda, que o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, uma vez que o maior número de casos ocorre mais significativamente após os 50 anos. Ou seja, a idade é um importante fator de risco.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que a genética, é consequência de hábitos saudáveis. Assim, manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e menos gorduras, reduz o risco de câncer e outras doenças. Além disso, a prática de atividade física (ao menos 30 minutos por dia), manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar são hábitos saudáveis e, juntamente com o acompanhamento de saúde preventiva, são o caminho para um envelhecimento com qualidade de vida.

Pedro, tu és rocha; Pedro, tu és corpo; Pedro, tu és filho de Deus e não deve atentar contra o dom da vida. Cuidar da saúde é cuidar do grande presente que Deus nos deu: nossa vida!

15 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa