Acontece na Paróquia  

Domingo foi um dia de comemorações em nossa Paróquia! Na missa das 10h, pudemos acompanhar a Primeira Comunhão de 38 crianças e adolescentes. Foi um momento de muita alegria e emoção. Os pais, padrinhos, demais parentes e toda a comunidade acompanharam, com empolgação, a celebração deste momento único na vida de cada jovem. Todos cantavam alegremente as conhecidas canções preparadas para esta missa.

 

As crianças, todas vestidas à caráter, com túnicas brancas, formavam um belo coral! A Igreja estava tão cheia que foram necessárias mais cadeiras do salão!

 

Mas o principal motivo desta animação não era a festa, as fotos, filmagens ou o almoço com a família que logo ocorreria, mas sim a alegria de pode estar em contato com Cristo!

A Primeira Eucaristia é um dos sete Sacramentos da fé católica. É o momento em que cada um tem, pela primeira vez, contato direto com o Deus Vivo, recebendo o Santo Corpo e o Santo Sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo. Deus tanto nos ama, que se faz alimento em todas as missas, deixando-nos tocá-lo e consumi-lo.

 

E o caminho para ter a honra de recebê-los passa por uma longa jornada de conhecimento e crescimento individual: a catequese. Nela, durante 2 anos e através das figuras importantíssimas dos catequistas, cada um é instruído sobre aspectos da fé católica. Aprende-se sobre a Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento, os dogmas, o que é ser cristão, entre outros ensinamentos. Além de possibilitar a convivência com novos amigos da fé: cada colega desta caminhada.

 

Através da consubstanciação, que é promovida através da consagração que os padres realizam durante a liturgia eucarística da missa, hóstia e vinho tornam-se, de fato, o Corpo e Sangue do Senhor. Não é mais pão, não é mais vinho. É carne e sangue, é Deus presente.

 

E ao consumir este Corpo e Sangue, o que buscamos? Sermos fortalecidos em nossa vida, a Imagem e Semelhança de Deus, termos nossas chagas curadas, sermos mais perseverantes na fé, termos as atitudes que o próprio Cristo nos pediu enquanto esteve na Terra... uma infinidade de motivos!

 

Fundamental que cada um saiba seu papel de disseminador da Palavra de Deus a partir deste momento, no qual cada um entra de vez no seio da comunidade. A catequese foi um caminho de reflexão pelo qual entendeu-se porque é necessário buscar a Jesus Cristo. Em um mundo tão violento, de valores tão controversos, cada cristão deve ser Cristo na vida do irmão, propagando sua Palavra e tendo atitudes condizentes com o que Ele nos pediu. Isso mesmo: devemos ser Cristo no mundo de hoje!

 

Como o padre Tiago abordou, na semana seguinte, temos o compromisso da segunda comunhão. E assim por diante. A vida religiosa é um grande compromisso! A Primeira Comunhão é uma etapa importante da fé católica, mas que é ainda o início de uma jornada de alegria, aprendizado e serviço ao Senhor.

 

 Deus nos chama a participar de seu projeto de amor, harmonia e união! A obra é imensa e os trabalhadores são poucos! Temos que abraçar a causa e sermos pessoas mais atuantes a cada dia, pelo bem daquilo que acreditamos e vivemos! 

 

Ao fim da celebração, as crianças entregaram como lembrança ao Padre Tiago uma patena dourada. As catequistas também foram homenageadas, recebendo flores das mães das crianças.

 

Ficamos muito felizes de termos vivenciado mais esta conquista na vida de cada um. Saibam que vocês são muito bem recebidos em nossa comunidade e que o caminho está apenas começando a ser trilhado! Sejam perseverantes! As nossas pastorais também aguardam a cada um de vocês!

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa