Acontece na Paróquia  

  • Lucieni Rodrigues - PASCOM Santa Teresinha

Vicentinos da Paróquia Santa Teresinha visitam Lar Frederico Ozanam

Domingo, 29 novembro, foi dia de abrir o coração, alimentar o espírito e renovar a alma. O Grupo dos Vicentinos deSanta Teresinha (Sociedade São Vicente de Paulo) se uniu a outras paróquias para visitar o Lar Frederico Ozanam, em Ribeirão Pires. Em uma tarde maravilhosa, pôde-se conversar com cada um dos 22 idosos que lá vivem e conhecer um pouquinho da história de cada um.

Foi muito bonito ver que a instituição incentiva-os a praticar aquilo que lhes dá prazer. As senhoras que gostam de bordado e crochê, por exemplo, fizeram questão de mostrar seus trabalhos com muito orgulho - inclusive, os Vicentinos as presentearam com panos de prato e linhas para bordar. Pudemos ver, ainda, um senhor que, segundo uma das enfermeiras, "quer ajudar em tudo, desde a cozinha até a enfermaria" (o que lhe é permitido, dentro da medida do possível). Assim, os idosos se sentem úteis em seu dia a dia.

Durante a visita, surgiu a vontade de escutar moda de viola. Atendendo a pedidos, nossa querida ministra e catequista Janete Rocha sacou sua viola e tocou "Chico Mineiro" - umas seis vezes! Foi muito divertido cantar e "dançar" junto deles e vê-los tão alegres, apesar de algumas tímidas lágrimas que rolaram...

Por fim, foi emocionante ver como a presença de familiares e das crianças do grupo de "mini-Vicentinos" foi capaz de gerar reações tão positivas no comportamento daqueles que ali estão, pois, muitas vezes, o que mais se precisa é de um carinho e de alguém para conversar.

"Os Vicentinos são um movimento católico internacional, com 176 anos de funcionamento. Foi fundado na França, em 1833, por Antônio Frederico Ozanam. É acreditada, junto à Santa Sé e à ONU, como instituição que se dedica ao serviço voluntário, de promoção humana e assistência social, onde prestam assistência voluntária e absolutamente gratuita através de visitas domiciliares a famílias carentes, sobretudo idosos, doentes, viúvos e desamparados. A Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) não discrimina ninguém, ajuda a todos que dela necessitam sem distinção de raça, cor, posição social e credo político ou religioso" (Fonte: ssvpcmsjc.org.br). Quer conhecer mais sobre a ação dos Vicentinos em Nossa Paróquia? Escreva para nós que teremos o maior prazer em lhe apresentar esse serviço tão especial e caridoso!

*Nossos agradecimentos a Rosa Maria Rego Barros Sabbag, presidente do Lar Frederico Ozanam, que nos recebeu com muita alegria e nos permitiu registrar o bingo beneficente que estava sendo realizado; a Maria Edwirges da Silva, presidente do Conselho SSVP Central de Santo André, que fez questão de apresentar o representante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Santa Teresinha, para divulgação da instituição em nossa comunidade; e a Marco Antônio Kananovicz, presidente do Conselho SSVP Metropolitano de São Paulo, que ficou muito contente em saber que a Paróquia Santa Teresinha, dirigida pelo Padre Tiago Silva, estava presente no evento.

Nossos agradecimentos, também, a todos os Vicentinos de nossa paróquia, que acolheram a PASCOM com muito carinho, mostraram cada cantinho do Lar Frederico Ozanam, deram sugestões para as fotos e apresentaram os idosos que ali residem, já que o grupo, por realizar esse trabalho de amparo e acolhida na instituição há algum tempo, conhece um pouco de cada um deles.

27 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa