Acontece na Paróquia  

A coroa e as quatro velas do Advento

 

No último domingo, 29 de novembro, celebramos a missa do primeiro domingo do Advento (do latim, adventus = chegada). Este período corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, e junto com nosso pároco, padre Tiago, iremos preparar nossos corações para a chegada do menino Jesus, e recebê-lo com o mais puro sentimento de amor e fé.

 

Durante a celebração, nosso pároco nos inspirou com uma explicação sobre o significado da Coroa do Advento, incentivando-nos a termos uma também em nossas casas. Assim, podemos rezar em família para que o verdadeiro significado do Natal germine em nossos corações e renove a nossa fé.

 

A Coroa é feita com galhos de pinheiro, sempre verdes, formando um círculo, no qual são colocadas quatro velas. Podemos entender a mensagem da Coroa do Advento a partir de cada símbolo com a qual é ordenada:

- Um círculo não tem princípio nem fim, simboliza a eternidade, o eterno amor de Cristo, assim como deve ser o nosso amor a Deus e ao próximo. Este formato também nos remete a uma grande aliança, dando a ideia de elo, a união entre Deus e as pessoas.

 

- Os ramos verdes, que não perdem suas folhas nem mesmo no inverno, representam a imortalidade. Verde também é a cor da esperança, transmitindo a nós, cristãos, a mensagem de que, mesmo diante das situações difíceis de nossas vidas, devemos manter nossa fé e esperança.

 

- A fita vermelha simboliza o amor de Jesus Cristo. Já os frutos do Espírito Santo, que brotam em nossos corações, são representados pelas bolas.

 

- As quatro velas, indicam as quatro semanas do Advento, as quatro fases da História da Salvação, que preparam a vinda do Salvador. A coroa sem luz recorda-nos a experiência de escuridão do pecado; à medida que o Natal se aproxima, acendemos uma a uma, representando a chegada de Jesus entre nós, dissipando a escuridão. Suas cores, roxa, vermelha, branca e verde, também carregam em si, cada qual, seu significado.

 

Neste primeiro domingo do Advento, a primeira vela foi acesa, representando a luz que nasce e que nos convida a refletir e aprofundar a proximidade do Natal, onde Jesus Cristo brilhará para a humanidade. Sua cor, roxa, cor penitencial, nos lembra o perdão concedido a Adão e Eva e nos recorda nossa atitude de vigilância.

 

Nas próximas publicações, conheceremos o significado das demais velas, compreendendo, assim, o Tempo do Advento como um todo. Que possamos nos preparar para apresentarmos ao Senhor um coração contrito, sincero e em comunhão com Deus e com nossos irmãos.

 

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa