Acontece na Paróquia  

Paróquia Santa Teresinha realiza sua primeira Assembleia Paroquial

 

Para melhor cumprir a missão de formar discípulos de Jesus, a Paróquia Santa Teresinha realizou no sábado, 5 de dezembro, suaprimeira Assembleia Paroquial, reunindo os coordenadores de nossa comunidade no salão da igreja. O encontro teve início às 8h, com apresentação de cada pastoral, oração inicial e café da manhã; seguiu com duas pequenas formações e uma dinâmica, onde foi definida a meta para 2016; e foi encerrado por volta das 12h, com uma amostra do cronograma de atividades que será seguido no ano que vem, além de benção final e lanche.

 

A primeira ação da Assembleia Paroquial foi pedir que o Espírito Santo viesse iluminar e conduzir as decisões que surgiriam naquela reunião, para que o ano de 2016 na paróquia Santa Teresinha tivesse a vontade de Deus como alicerce. A Palavra dirigida nesse momento revelou que o desejo de Deus para o ano que vem é que nossa comunidade renasça e se abra ao novo (Jo 3, 1-8).

 

A Nova Eclesiologia

 

Em seguida, o professor e teólogo Renan Silva dirigiu aos coordenadores de pastoral algumas palavras sobre a doutrina da Igreja. Ele esclareceu pontos sobre as mudanças pelas quais o catolicismo passou e sobre nosso papel na salvação. "O rosto é nosso, mas o sorriso é das pessoas, pois não evangelizamos só com palavras, mas com gestos e ações", disse ele sobre a postura que devemos ter nos trabalhos da paróquia.

 

O professor também propôs que "Entusiasmo" fosse a palavra do cristão, pois significa "aquele que está cheio de Deus", e falou que não devemos fazer nada por obrigação, mas que é preciso "sentir saudade de Deus", para que nossos trabalhos sejam uma maneira de nos aproximar Dele.

 

No final de sua fala, pediu-nos cuidado com o exibicionismo e deixou três questões para refletirmos:

- A nossa ação evangelizadora tem atraído as pessoas?

- O que eu tenho colocado na minha pastoral tem levado as pessoas a terem uma experiência com Deus?

- O que eu me proponho a mudar em 2016?

 

As urgências pastorais

 

Depois do café da manhã comunitário, foi a vez do professor e teólogo Wagner Cipriano Araujo nos ajudar a identificar as urgências de nossa comunidade. Primeiro, foi lido um trecho do Evangelho onde está escrito que "aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra” (Jo 8, 1-11), para nos explicar que Deus não acolhe o pecado, mas acolhe o pecador. Desse modo, também nós devemos acolher a todos, sem julgamentos, pois igualmente caímos e levantamos. 

 

Ele nos impulsionou, ainda, a termos um relacionamento de amizade com Deus, abrirmos nosso coração para acolhê-Lo e dialogarmos sempre com Ele.

 

Meta para 2016

 

Por último, foi realizada uma dinâmica para escolher o rumo que a paróquia Santa Teresinha irá seguir no ano que vem. Os responsáveis pelas pastorais foram divididos em quatro grupos para discutir qual das três urgências observadas pelo pároco será mais trabalhada em 2016:

 

1. O acolhimento dos fiéis

2. A evangelização da juventude

3. O desenvolvimento de uma pastoral de conjunto

 

Após refletirem sobre onde estamos, onde precisamos estar e o que queremos alcançar em nossa comunidade, os coordenadores acordaram que, para que a acolhida dos fiéis e a evangelização da juventude sejam efetivas, nossa comunidade deve primeiro se aproximar e trabalhar unida. Assim, definiu-se que a meta paroquial para 2016 será a Pastoral de Conjunto. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa