Acontece na Paróquia  

 
Continuando nossa caminhada rumo ao Natal do Senhor, somos encorajados, pois nos é anunciada a libertação e salvação. Cabe a nós crescer no amor mútuo e preparar os caminhos para a vinda do Reino de Deus". Este foi o Rito Inicial do ABC Litúrgico para abrir o segundo domingo do Advento, celebrado esse ano em 06 de dezembro.

 

O segundo domingo do Advento ocorre, geralmente, entre os dias 04 e 10 de dezembro e dá prosseguimento à nossa preparação para celebrar o Natal do Senhor, a festa do nascimento de Jesus. É tempo de rezar, reconciliar, partilhar e fortalecer os laços de família e comunidade.

 

No site dos Arautos do Evangelho, encontramos uma explicação precisa sobre o Tempo do Advento: "Imagine o leitor que, numa Missa de domingo, seu pároco anunciasse a visita pastoral do bispo diocesano, acrescida de uma particularidade: um dos paroquianos seria escolhido à sorte para receber o prelado em sua casa, para almoçar após a celebração.

 

Certamente, durante alguns dias, tudo no lar da família eleita se voltaria para a preparação de tão honrosa visita. A seleção do menu, o almoço, o que melhorar na decoração do lar, que roupas usar nessa ocasião única... Na véspera, uma arrumação geral na casa seria de praxe, de modo a ficar tudo eximiamente ordenado, na expectativa do grande dia.

 

Essa preparação que normalmente se faz na vida social para receber um visitante de importância, também é conveniente fazer-se no campo sobrenatural. É o que ocorre no ciclo litúrgico, em relação às grandes festividades como o Natal. A Santa Igreja, em sua sabedoria multissecular, instituiu um período de preparação, com a finalidade de compenetrar todas as almas cristãs da importância desse acontecimento e proporcionar-lhes os meios de se purificarem para celebrar essa solenidade dignamente. Esse período é chamado de Advento".

 

​Na primeira semana desta preparação, acendemos a vela roxa, simbolizando nossa atitude de vigilância na espera pelo Senhor que vem. Nesta segunda semana, mais uma vela foi acesa, a vela vermelha, convidando-nos ao desejo de conversão, ao arrependimento dos nossos pecados e, ainda, ao compromisso de prepararmos a nossa renovação espiritual. Como o Padre Tiago nos falou, precisamos "renovar as nossas esperanças, pois devemos alimentar em nosso coração a feliz expectativa de trilharmos os caminhos do Senhor". Durante a homília, nosso pároco destacou, ainda, a importância de termos sempre Jesus Cristo como referência em nossa jornada.

 

Neste tempo de conversão, de renovação, vamos nos preparar para receber o Menino-Deus e seguir nosso caminho com Ele. Fechamos também com o ABC litúrgico, que nos deixou a seguinte reflexão em seu Rito Final: "O que significa 'preparar o caminho do Senhor'? Certamente é discernir, à luz da Palavra, se nossas ações correspondem ao amor misericordioso de Deus por nós. Somos instrumentos de Deus no anúncio da salvação, que é para todos".

 

Até nossa próxima reflexão, onde falaremos sobre a terceira vela do Advento e a aproximação do Natal do Senhor!

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa