Paróquia Santa Teresinha celebra Missa de Ano de Novo com orações pela Paz
Na última quinta-feira de 2015, dia 31 de dezembro, nossa paróquia comemorou unida a Missa de Ano Novo, despedindo-se do ano velho e dando as boas-vindas para 2016. Nesta noite, tivemos um momento muito especial: logo após o Ato Penitencial, um cortejo formado por 22 representantes apresentou à comunidade as pastorais e grupos de trabalho da igreja de Santa Teresinha. Padre Tiago comentou que, no início de 2015, a paróquia contava apenas 8 pastorais e que, agora, ao chegar neste fim de ano, a igreja pode contar com o trabalho destes 22 grupos, além de estarem sendo criados mais quatro: a Equipe de Liturgia, Setor Juventude, Perseverança e a Pastoral da Crisma.
Como sempre, outro ponto marcante desta celebração foi a homilia do nosso pároco, onde ele nos convidou a refletir sobre a Paz que precisamos ter em nossos corações para enfrentar as dificuldades de nossas vidas. Padre Tiago nos chamou também para que façamos um exame de consciência sobre tudo o que alcançamos no ano que se encerrou. E, para o ano que se inicia, nos deixou algumas perguntas, dentre elas: "quais as escolhas que faremos para o ano que está começando"?
No momento das Preces da Comunidade foi cantada a Oração de São Francisco de Assis, novamente um momento de chamada para que possamos ser "um instrumento de Vossa paz". No final da Missa de Ano Novo recebemos a benção do Santíssimo Sacramento, rezando por saúde e paz em nossos corações, pela nossa família e nossa comunidade. Foi o encerramento perfeito para agradecer as bençãos de 2015 e pedir que o Senhor Jesus, vivo e presente no meio de nós, nos acompanhe neste novo ano e continue nos iluminando, guiando e protegendo.
Feliz Ano Novo! Feliz 2016!
Você sabe por que o Ano Novo foi instituído no dia 1º de Janeiro?
A ideia de usar o primeiro dia de janeiro como início do novo ano foi do imperador romano Júlio César, porque era o dia em que os oficiais romanos eleitos tomavam posse de seus cargos; e isso aconteceu apenas cerca de 50 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, em 46 a.C. O calendário juliano acabou sofrendo sua última modificação em 1582, pelo Papa Gregório XIII, dando origem ao calendário gregoriano, que hoje é utilizado pela maioria dos países ocidentais.
Nesta mesma data também se comemora o Dia Mundial da Paz, desde 1968, quando o Papa Paulo VI instituiu um dia do calendário para celebrar a Paz entre os povos. No Ano Novo ainda celebramos o Dia da Confraternização Universal, data reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para promover o diálogo e a paz entre os povos.
Já a liturgia da Igreja Católica celebra Maria, Mãe de Deus e Rainha da Paz, para que possamos iniciar um novo ano sob a intercessão de Nossa Senhora, praticando a paz que vem de Deus.