Acontece na Paróquia  

  • Carlos e Sandra Zanettini - PASCOM Santa Teresinha

Padre Rogério Bueno celebra Festa do Batismo do Senhor em nossa paróquia


A missa deste domingo, 10 de janeiro, foi marcada pela Festa do Batismo do Senhor. Recebemos a visita do Padre Rogério Bueno, que presidiu nossa celebração e nos instruiu de maneira profunda sobre o real sentido deste último domingo do Tempo do Natal. O celebrante se dirigiu especialmente às famílias que batizariam seus filhos neste dia, ressaltando quão privilegiadas eram as crianças por receberem o Sacramento do Batismo em uma data tão especial para nossa Igreja.

A liturgia da Festa do Batismo do Senhor nos diz que, após Jesus se manifestar aos magos e pastores em Belém, Ele se manifestou também no Rio Jordão, agora mostrando realmente quem Ele é e qual a Sua missão. O Ato Penitencial foi substituído pela benção e aspersão com água, recordando o batismo de todos os fiéis e pedindo uma "Chuva de Graça" sobre a comunidade.

O Salmo Responsorial foi outro ponto marcante nesta celebração. O canto do Salmo 28 emocionou o Pe. Rogério, que fez questão de destacar principalmente a segunda estrofe do texto:

— Que o Senhor abençoe com a paz o seu povo!

Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa!

Em sua homilia, Padre Rogério ressaltou a importância do batismo. Ele nos explicou que esse Sacramento é um presente que recebemos de Deus e que não devemos nos esquecer de abri-lo e usa-lo durante a nossa vida: "Ser batizado é receber a graça da filiação, de sermos filhos de Deus". Ele também nos falou sobre a água, um elemento essencial da natureza que, no batismo, tem o fator de purificação: "É no batismo que mergulhamos e morremos para o pecado e levantamos e renascemos para a vida".

Para finalizar essa celebração de Festa, a Diocese de Santo André, por meio do ABC Litúrgico, nos deixou uma orientação: "O Batismo de Jesus revela ao povo qual a sua missão: resgatar o povo pelo seu serviço. Assim como com Jesus, o Espírito vem sobre nós na oração e na consciência de colocarmos em prática nossa vocação de batizados. Lembremo-nos do dia de nosso batismo e demos graças a Deus por isso".

O Batismo de Jesus

O Evangelho deste domingo, extraído de Lucas, narra o momento em que Jesus foi batizado:

"Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: 'Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo'. Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer'." (Lc 3,15-16.21-22).

Também em Marcos podemos ler essa passagem do encontro do Precursor com o Messias, e entender por que Jesus quis receber o batismo de João:

"João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele pôs-se a proclamar: 'Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-Lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo'. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. No momento em que Jesus saía da água, viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre Ele. E ouviu-se dos céus uma voz: 'Tu és o meu Filho muito amado; em Ti ponho minha afeição'." (Mc 1, 6-11).

No Batismo de Jesus, às margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projeto do Pai, Ele fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude*.

*Trecho extraído do portal dehonianos.pt.

26 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa