Acontece na Paróquia  

  • Maristela Festucci - PASCOM Santa Teresinha

Doentes recebem Unção dos Enfermos em missa em louvor a Nossa Senhora de Lourdes


No dia 11 de fevereiro, quinta-feira, celebramos em nossa paróquia a Missa em louvor a Nossa Senhora de Lourdes. Às 15h e às 19h30 os fiéis doentes puderam receber a Unção dos Enfermos; e, à noite, todos os presentes tiveram a oportunidade de tomar a bênção do Santíssimo Sacramento.

Devido ao Tempo Quaresmal, a celebração teve um tom mais suave, já que neste período somos convidados a nos voltarmos para dentro e refletir sobre o sacrifício de Cristo. Nas leituras, fomos levados a reforçar nossa fé, crendo fielmente que Jesus se sacrificou para nos salvar. "É Feliz quem a Deus se confia", rezamos no Salmo Responsorial, e a homilia do Pe. Tiago encheu nosso coração de paz, mostrando que mantermos nossa confiança no Pai, mesmo nos momentos mais difíceis, é o melhor caminho para a felicidade.

A lição dada nesta Missa foi sobre a maior missão de todo cristão: encarar nossas cruzes diárias com a fé inabalada. No Evangelho de Lucas, Jesus disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me" [cf. Lc 9, 23]. Assim, citando um trecho do Evangelho do dia, nosso pároco falou aos enfermos presentes, com belas e fortes palavras consoladoras, a fim de acalmar o coração daqueles que carregam a cruz mais pesada, que é a cruz da doença.

No momento da Unção dos Enfermos, assim como na bênção do Santíssimo Sacramento, a emoção tomou conta da igreja; foi maravilhoso sentir a presença curativa do Pai, restaurando nossas forças para atravessarmos os trechos mais espinhosos de nossa caminhada. Outro ponto marcante deste dia tão especial foi o prazer de vermos algumas pessoas que levaram doentes com dificuldade de locomoção à Santa Missa; é um privilégio podermos passar pela Quaresma juntos, em comunidade, nos apoiando, nos ajudando e cumprindo o nosso segundo maior mandamento: "amar ao próximo

como a ti mesmo"!

Sobre Nossa Senhora de Lourdes

Em 11 de fevereiro celebramos a primeira aparição de Nossa Senhor de Lourdes, que se deu na França, em 1858, para a então menina Bernadete. A partir desse momento, a humilde camponesa teve 18 aparições da Mãe de Jesus, ocorridas até 16 de julho do mesmo ano.

Maria pediu a Santa Bernadete que fosse à gruta por 15 dias; na 16ª aparição, ela revelou como queria ser chamada: "Eu sou a Imaculada Conceição". Na aparição do dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou que Bernadete cavasse o chão na gruta Massabielle; onde ela cavou, brotou uma fonte de água pura que jorra cerca de 5 mil litros por dia até os dias de hoje, segundo o portal Cruz Terra Santa. Desde então, milhares de curas extraordinárias já aconteceram a enfermos que se banharam nas águas abençoadas da gruta de Lourdes.

Assim como Nossa Senhora de Fátima, levou-se tempo e muita luta para que se acreditasse que a Mãe de Jesus de fato teria aparecido para uma simples menina camponesa; somente após os milagres feitos com a água da gruta onde ocorreu a aparição é que o culto a Nossa Senhora de Lourdes foi oficializado. Hoje, o Santuário de Lourdes, juntamente com o de Fátima, é um dos mais visitados nos mundo.

No site da Canção Nova, podemos ler as palavras de São João Paulo II em sua Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes:

"Desde o dia da aparição a Bernadete, Maria naquele lugar 'curou' dores e doenças, restituindo a muitos dos seus filhos também a saúde do corpo. Contudo, ela realizou prodígios muito mais surpreendentes na alma dos crentes, abrindo o seu coração ao encontro com o seu filho Jesus, resposta verdadeira às expectativas mais profundas do coração humano. O Espírito Santo, que a encobriu com a sua sombra no momento da Encarnação do Verbo, transforma a alma de numerosos doentes que a ela recorrem. Mesmo quando não obtêm o dom da saúde corporal, podem sempre receber outro muito mais importante: a conversão do coração, fonte de paz e de alegria interior. Este dom transforma a sua existência e faz deles apóstolos da cruz de Cristo, estandarte de esperança, mesmo entre as provas mais duras e difíceis”. Vamos aproveitar esse dia e recorrer a Virgem para que ela interceda pelas nossas necessidades, e assim obtenhamos as graças que nos são necessárias".

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Clique aqui para visualizar o álbum completo desta celebração em nosso Flickr.

57 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa