Acontece na Paróquia  

Fiéis reúnem-se na Praça Rui Barbosa para celebrar o Domingo de Ramos

No dia 20 de março, celebramos em nossa paróquia o primeiro dia da Semana Santa: o Domingo de Ramos! Relembramos a entrada de Jesus em Jerusalém, que poucos dias depois sofreria sua Paixão, Morte e Ressurreição.

O início da celebração aconteceu na Praça Rui Barbosa, localizada em frente à igreja. Ali, Pe. Tiago proclamou o evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém. Cânticos foram entoados e, enquanto os fiéis cantavam e elevavam seus ramos, nosso pároco passava por entre eles, aspergindo água benta e abençoando os ramos que carregavam consigo.

 

Após, foi realizada pequena procissão ao redor da praça em direção à igreja. Ao som do canto “Hosana hei, Hosana há, Hosana hei, Hosana hei, Hosana há” a emoção toma conta... Cabe aqui um parêntese para uma pequena explicação, a palavra Hosana é de origem hebraica e seu significado é “Salve-nos”, e é nessa ocasião bíblica ­– Ramos – que essa expressão é mais utilizada, exatamente no momento em que Jesus entra em Jerusalém. A multidão estendia suas vestes, espalhava ramos pelo caminho e gritava: “Hosana ao filho de Davi”.

 

Quando os primeiros fiéis chegaram próximos à igreja, Pe. Tiago pediu que coroinhas, ministros, cerimoniários e pré-cerimoniários, formassem duas filas em lados opostos e os fiéis caminharam pelo meio alcançando a entrada da igreja e ali mais uma vez o coração transborda de emoção! Nossa paróquia estava linda, toda enfeitada com ramos, uma cena que não pode ser simplesmente descrita e traduzida em palavras... Não... Palavras não são capazes de expressar tudo, em situações como esta é preciso ver e sentir!

 

Clique aqui para ver todas as fotos

 

Após a entrada de nosso pároco, deu-se início a missa solene, a celebração muda de caráter, a partir daquele momento, passa-se a celebrar a Paixão de Cristo. Após a primeira e segunda leitura, é narrado o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor (Lc 23, 1-49) e a liturgia eucarística é seguida como de costume. 

 

Em sua homilia, Pe. Tiago ressaltou que a Semana Santa é a principal semana da fé católica! “Com a paixão, morte e ressurreição do Senhor, a Semana Santa é mais importante porque nosso Salvador deu a vida pela nossa Salvação, abriu as portas do Paraíso para cada um de nós. O nosso Salvador morreu a morte de cruz para pagar os nossos pecados! Esta é a essência da nossa fé!”, disse-nos nosso pároco e continuou pedindo aos fiéis, para que juntos, pronunciassem a frase: JESUS É O NOSSO SALVADOR! Então, rogou: ”Que esta palavra que está perto do seu ouvido abençoe também o seu coração, para que você possa acompanhar Jesus nesta Semana Santa, na sua paixão, na sua morte e na sua ressurreição”.  CLIQUE AQUI E VEJA A HOMILIA NA ÍNTEGRA

 

Você sabe qual a importância do Domingo de Ramos?

 

Como já vimos, este dia marca o início da Semana Santa porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém. Jesus chega montado em um jumentinho - símbolo da humildade - e é aclamado pelo povo. Para a grande maioria Jesus era um Rei, um libertador social que vinha para derrubar os poderosos, poucos tinham a compreensão que ele era o Messias, o filho de Deus. E é ali, naquela Jerusalém, onde Jesus foi aclamado pelo povo, que dias depois ouvirá este mesmo povo gritar: “CRUCIFICA-O! CRUCIFICA-O!”

 

Mas e os ramos?

 

Os ramos significam a vitória: “Hosana ao filho de Davi!" Esses ramos sagrados que levamos para casa após a Santa Missa devem nos lembrar de estarmos unidos a Cristo, na luta pela salvação...

 

E qual o sentido da Procissão?

 

O sentido é mostrar a peregrinação que cada um de nós, cristãos, realiza sobre a terra, caminhando para a vida eterna com Deus. Aqui estamos num curto espaço de tempo, num mundo passageiro e transitório, a nossa verdadeira pátria é a eternidade.

 

Este domingo deve nos ensinar que a luta de Jesus Cristo e da igreja, também deve ser a nossa luta! A luta contra a falta de misericórdia, contra as injustiças... A luta contra a desobediência às leis de Deus! De nada adianta nos horrorizarmos com o sofrimento de Jesus, se continuarmos em nosso mundo olhando apenas para nós mesmos, ignorando o sofrimento do próximo. Há que se refletir! Há que se olhar o outro com olhos de bondade! Há que se falar de amor! Há que se falar de caridade e praticá-la! Há que se falar de Deus e colocar em prática seus ensinamentos!

 

Nossa semana está apenas começando, confiram a nossa programação, clicando aqui, e programem-se, para juntos, fazermos a nossa caminhada com Jesus!

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa