Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM Santa Teresinha

Domingo de Páscoa tem Procissão, Missa e Café Comunitário para celebrar a Ressurreição


O Domingo de Páscoa foi intenso na Paróquia Santa Teresinha. A comunidade celebrou a Ressurreição de Cristo com Procissão, Santa Missa e, ainda, um Café da Manhã Comunitário para arrematar a festa.

Antes que o dia amanhecesse, por volta das 5h30 da manhã, fiéis já eram vistos nas proximidades da igreja. O carro de som já estava preparado e os ministros, cerimoniários e coroinhas, posicionados na porta, à espera da saída da Procissão do Cristo Ressuscitado. Pouco depois das 6h, as pessoas iniciaram sua peregrinação pelas ruas do bairro de Santa Terezinha.

Com muita alegria e cantos animados, todos puderam bradar: "Cristo Ressuscitou, Aleluia!". Muitos moradores também eram vistos nos portões de suas casas, esperando a procissão passar com seu imponente andor de Cristo Ressuscitado. A procissão da Ressurreição esteve repleta de pessoas, como nunca antes visto! Era tanta disposição que o sono realmente ficou em casa.

Caminhar com o Jesus Ressuscitado nesta procissão é uma analogia ao nosso desejo de querer seguir seus passos no dia a dia. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, continuamos indo em frente; apesar de todas as injustiças corriqueiras e sociais, não devemos nos desmotivar; apesar de, às vezes, o mundo parecer desmoronar, sempre temos em quem confiar. Jesus foi um exemplo sem precedentes, e sabemos que há um bem maior que nos espera, que é a vida eterna ao lado do Pai. Nossa vida, neste momento, é apenas uma passagem e um aprendizado constante. Devemos aspirar às coisas do alto.

Missa de Páscoa

A procissão retornou à igreja, quando os fiéis puderam dar início à Santa Missa. Esta semana tivemos o Domingo da Partilha, onde a comunidade pode realizar doações de alimentos e outros itens para auxílio aos que mais necessitam. Na liturgia deste Domingo de Páscoa pudemos ver, na Primeira Leitura, um trecho de Atos dos Apóstolos sobre a passagem de Cristo na terra e o batismo de Jesus por João no Jordão. Também vimos que, mesmo com todo o bem que Ele fez, ainda teve uma morte de cruz; porém, ao terceiro dia, ressuscitou e se apresentou às testemunhas que Deus havia escolhido, para que pudessem pregar mundo afora que Jesus é o Juiz dos vivos e dos mortos.

Já no Salmo Responsorial pudemos cantar: "Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!", pois a Páscoa foi a demonstração real de que quem crê em Deus, até o fim, ressuscitará e viverá com o Pai em sua glória. Este é o dia que representa o ponto fundamental de nossa fé. Davi, de certo modo, já profetizava isto neste Salmo. Na Segunda Leitura, da Carta aos Colossenses, São Paulo pede que esforcemo-nos para alcançar as coisas do céu e não as coisas terrestres. Há uma eternidade que talvez não consigamos ver tão nitidamente agora, mas na qual podemos aparecer com Cristo, em seu triunfo, revestidos em glória. Tivemos também a sequência Pascal, que nos conta, de modo breve, a história da imolação do Cordeiro e da ressurreição do ponto de vista daqueles que viram o túmulo vazio.

O Santo Evangelho nos traz a passagem na qual Maria Madalena viu que o túmulo havia tido sua pedra retirada e, então, saiu correndo para contar a João e Pedro. Estes, apressados, foram em direção ao túmulo e ambos viram as faixas de linho no chão e o pano que estava sobre a cabeça de Cristo, enrolado à parte. Embora tenham acreditado, naquele momento eles ainda não haviam entendido completamente a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

Em sua homilia, o Pe. Tiago recapitulou os principais pontos da Semana Santa e salientou que adoramos um Cristo Vivo e Ressuscitado. Na bênção final, durante todo o tempo Pascal, a comunidade irá responder: "Demos graças a Deus. Aleluia! Aleluia!".

Café da Manhã Comunitário

Após esta missa da manhã, que terminou perto das 9h, tivemos o Café Comunitário, que ocorre desde o ano passado em nossa comunidade. É uma celebração do fechamento das atividades da Semana Santa, um momento de integração e de partilha entre os membros da comunidade. Cada um pôde trazer uma bebida ou algo de comer para dividir com os irmãos de caminhada. Uma grande mesa foi formada no salão paroquial Padre Jorge, que esteve repleto de paroquianos, interagindo e aproveitando os quitutes. Sucos, café, vários tipos de bolo, biscoitos e pães são exemplos dos alimentos que tínhamos no local.

Com muita animação, os fiéis comentavam sobre as atividades da Semana Santa e como ela foi proveitosa para revigorar a fé. Também como as atividades haviam sido bem executadas pela comunidade. Fica aqui o nosso agradecimento a cada um que colaborou nas atividades durante toda esta semana, desde o Domingo de Ramos até o fechamento. Todas as pastorais foram fundamentais para que obtivéssemos este fantástico resultado. A comunidade ficou muito feliz e, certamente, Cristo se alegra com toda esta mobilização.

Acompanhe as demais matérias do que ocorreu em nossa comunidade e todas as fotos dessa semana!

43 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa