Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Paróquia Santa Teresinha celebra missa da Padroeira e de São José Operário


No último domingo, 1º de Maio – data na qual se comemora o Dia do Trabalho em diversos países do mundo –, celebramos na Paróquia Santa Teresinha a Missa em louvor a São José Operário. Neste mesmo dia, estendemos nossas comemorações também à nossa Padroeira, tornando a celebração muito especial para toda a comunidade.



Antes que fosse iniciado o momento das Preces, foi realizada a bênção das Carteiras de Trabalho, com aspersão de água benta. Ao mesmo tempo, as rosas em louvor à Santa Teresinha também foram abençoadas, enquanto os músicos entoavam o Hino a São José e, logo em seguida, os dizeres de nossa Padroeira: “Uma chuva de rosas mandarei sobre a terra, graças de amor do meu Senhor, flores do coração”; esta canção sempre traz muita comoção aos fiéis de nossa paróquia.


No final da celebração, acompanhamos mais um Testemunho, desta vez do nosso próprio pároco, que contou-nos sua trajetória desde a chegada em nossa igreja... As dificuldades, aflições, alegrias e como Deus mostrou-lhe o caminho a ser percorrido na Paróquia Santa Teresinha.


Nesta Santa Missa, lembramos que o “Tempo Pascal está chegando ao fim e, assim como Jesus preparou seus discípulos, somos convidados a assumirmos a missão de continuar o que Ele ensinou e viveu”. Após a bênção final, uma fila se formou para comprar o tradicional Bolo de Santa Teresinha, a deliciosa e abençoada sobremesa para o almoço deste domingo!



Homilia


Outro ponto de destaque desta celebração foi a Homilia do nosso pároco. Pe. Tiago iniciou sua fala contando sobre o encontro formativo de representantes dos padres no Brasil, do qual ele participou em Aparecida. Vários temas foram discutidos, dentre os quais o trabalho incansável dos nossos sacerdotes, que muitas vezes se esquecem de si próprios para dedicarem-se às suas comunidades - assim como São José Operário e Santa Teresinha, que buscaram em suas vidas a alegria de servir a Deus.


O padre rogou para que nossas orações alcancem o coração de Deus e nos convidou a refletir e rezar sobre todos os trabalhadores que levam o pão de cada dia para seus lares, sobre os momentos difíceis que enfrentamos em nosso país e por todos aqueles que estão desempregados. Também tivemos nossos corações tocados quando, em sábias palavras, falou-nos sobre a importância do diálogo - principalmente entre os casais, para que estes saibam conversar sobre a vida familiar, aprendendo a deixar de lado o individualismo e guardar verdadeiramente a palavra de Deus!


São José Operário e o Dia do Trabalho (Por: Padre Evaldo César de Souza)


O Dia do Trabalho nasceu para lembrar o massacre dos trabalhadores em Chicago, no ano de 1886, quando, durante uma greve, operários foram assassinados sem piedade pelos poderosos. Em 1995, o Papa Pio XII instituiu a festa de São José Operário no mesmo dia.


São José é o modelo ideal do trabalhador: sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e permitiu que as profecias se cumprissem. O papa Leão XIII nos diz que os operários têm o direito de recorrer a São José e de procurar imitá-lo. Porque São José, de família real, casado com a mais santa entre todas as mulheres, considerado o pai do Filho de Deus, retirou, do seu trabalho de carpinteiro, o sustento da Sagrada Família.


A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade. Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.


VEJA TAMBÉM AS FOTOS DA MISSA EM LOUVOR A SÃO JOSÉ OPERÁRIO E À NOSSA PADROEIRA, SANTA TERESINHA!

71 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa