Acontece na Paróquia  

Ascensão do Senhor: por entre aclamações, Jesus sobe aos céus!

Com informações da Arquidiocese de São Sebastião e do Padre Paulo Ricardo.

 

Conheça um pouco sobre a Ascensão do Senhor aos Céus, que ocorre após as aparições do Cristo Ressuscitado e precede o envio do Espírito Santo consolador a nós.

 

 

Neste domingo, 08 de maio de 2016, relembramos a Ascensão do Senhor aos Céus. Houve vários momentos marcantes da passagem de Jesus na Terra: nasceu pela Virgem Maria, foi batizado por João no Jordão, ensinou nas sinagogas, promoveu milagres, teve sua via dolorosa até a morte de cruz. Ressuscitou ao terceiro dia e, assim, promoveu o grande sentido de nossa fé: sabermos que andar no bom caminho nos levará à vida eterna junto ao Pai.

 

Após Sua Ressurreição, Jesus passou 40 dias na Terra e promoveu algumas aparições aos discípulos. Tal como entrar em uma reunião estando fechadas as portas e janelas do local e retornando, em outra ocasião, para que Tomé pudesse acreditar na presença viva do Senhor. Outra aparição foi na forma de um desconhecido que tinha fome e orientou onde os discípulos deveriam lançar as redes para terem uma melhor pescaria. Estes são exemplos, dentre outros acontecimentos, em que Jesus se manifestou na forma humana após ressurgir. Estas aparições são uma forma de suscitar a fé em seus apóstolos e sanar qualquer resquício de dúvida que eles ainda tivessem sobre Sua Ressurreição.

 

Devido à perspectiva humana que Jesus possuía em sua vida terrena, por vezes os apóstolos ficavam confusos com a conduta em relação à Sua figura de Deus Filho, quando aqui esteve. Então, fazia-se importante este período presencial do Cristo em corpo glorioso para aumentar o ânimo dos discípulos e confirmar a fé de cada um deles, fazendo-os pensar e focar, sobretudo, no lado espiritual do Senhor.

 

Ao fim destes 40 dias, Jesus, em corpo humano, elevou-se aos céus, na presença de seus discípulos, que o aclamavam. Assim, Ele finda sua experiência terrena. E prometeu que, quando no céu estivesse, enviaria o Espírito Santo - o Paráclito - para que velasse por nós aqui na Terra. A partir deste momento, não somos deixados órfãos, mas sim, temos a presença constante do Santo Espírito, que derrama seus dons e personaliza o Amor de Deus sobre os homens. Vale lembrar que Jesus prometeu, ainda, que estaria conosco todos os dias, até o fim do mundo.

 

Importante ressaltar que a Ascensão não é fato desconhecido do cristão. Toda vez que rezamos o Credo lembramos esta passagem, ao falarmos "E em Jesus Cristo, Seu único filho, Nosso Senhor... Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso...". E Jesus há de voltar, do mesmo modo que o viram "subir aos céus".

 

A Ascensão é mais um dos dogmas de nossa fé, mais uma demonstração do Amor de Deus por nós. E nos prepara para entendermos melhor as celebrações do Pentecostes e da Santíssima Trindade que ocorrem, em seguida, na liturgia.

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa