Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi – PASCOM Santa Teresinha

Comunidade de Santa Teresinha é novamente representada na Jornada Mundial da Juventude


Será realizada, entre os dias 26 e 31 de julho próximos, a 14ª edição da JMJ – a Jornada Mundial da Juventude. Este ano o evento acontece em Cracóvia, na Polônia, com o lema "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt 5, 7). E a comunidade de Santa Teresinha estará, novamente, representada por meio de duas de suas paroquianas: as irmãs Beatriz (18) e Mariana Junqueira (21).

Desde que teve início, a JMJ passou por vários países, como Argentina, Espanha, Polônia, EUA, Filipinas, França, voltou à Itália, Canadá, Alemanha, Austrália e, novamente, na Espanha. A última edição foi realizada aqui no Brasil, em 2013, no Rio de Janeiro, com o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" [ref. Mt 28, 19]. Esta edição carioca da JMJ teve cinco representantes de nossa paróquia: Ariane Bassaco, Luiz Bassaco, Rafael Redigolo, Thaís Claudino e Valéria Bassaco.

Agora, é a vez das irmãs Beatriz e Mariana, que aceitaram dividir conosco como surgiu a ideia da viagem e quais são as suas expectativas:

"Embarcaremos dia 23 de julho e ficaremos na Polônia até dia 1º de agosto. A ideia de ir pra JMJ surgiu durante a última jornada, no Rio, em 2013. Naquela época, não estávamos frequentando a igreja, mas acompanhamos a vinda do Santo Papa pela televisão e nos sentimos muito tocadas por ver todo o povo reunido nessa manifestação de fé e também pelas palavras de incentivo do Papa para os jovens. Quando foi anunciado que a próxima JMJ seria na Polônia, foi uma grande surpresa, pois tínhamos uma amiga polonesa, o que poderia facilitar a nossa ida. Mas, naquela época, parecia apenas um sonho distante.

De lá para cá, fomos acolhidas na Paróquia Santa Teresinha, onde conseguimos explorar a nossa fé, a vontade de servir a Deus, e compartilhamos dela com a comunidade. Conforme a JMJ aproximava-se, rezamos muito e percebemos que era nossa missão encontrar jovens do mundo inteiro para professar uma só fé. E aceitamos esse chamado com muita alegria, agradecendo a Deus e aos nossos pais por nos darem esta oportunidade.

Estamos muito ansiosas para trocar experiências com os outros peregrinos, para ouvir os ensinamentos e para estarmos em comunhão, sentindo a presença de Deus. Acreditamos que esta experiência será inesquecível e que ela nos ajudará a seguir firmemente os passos de Jesus, espalhando amor e alegria por todos os cantos do mundo!".

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (em inglês, World Youth Day) reúne jovens de todo o planeta, em uma experiência marcante que também é uma peregrinação de fé. O evento foi instituído pelo Papa João Paulo II, hoje santo, sendo mais um dos exemplos da preocupação deste pontífice com a juventude que, segundo ele, é "o futuro do mundo, a esperança da Igreja e a minha esperança".

Em sua primeira edição, em Roma, no ano de 1986, disse o Papa em sua homilia: "Hoje vocês estão aqui, queridos amigos, para começar, em Roma, na Praça de São Pedro, a tradição da Jornada Mundial da Juventude, a celebração a que toda a Igreja é convidada. (...) A Jornada Mundial da Juventude significa isso: ir ao encontro de Deus, que entrou para a história do homem por meio do Mistério Pascal de Jesus Cristo. Ele entrou de uma forma que não pode ser desfeita".

Em outra ocasião, ainda, salientou: "todos os jovens devem sentir o cuidado que a Igreja tem para com eles. Portanto, toda a Igreja, em união com o sucessor de Pedro, deve ser cada vez mais engajada em um nível global aos cuidados com a juventude, em resposta às suas ansiedades, preocupações, receptividade e esperanças. Temos de tentar corresponder às suas expectativas, e nós devemos comunicar a certeza de que é Cristo, a Verdade que é Cristo, e o amor que é Cristo".

Saiba mais: krakow2016.com

25 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa