Acontece na Paróquia  

  • Thaís Gurgel - PASCOM Santa Teresinha

Semana tem curso dedicado à Liturgia


Com o objetivo principal de proclamar a Palavra de Deus na Liturgia, o auditório do Instituto Sagrado Coração de Jesus, no centro de Santo André, lotou seus mais de 300 lugares com os participantes da 8ª Semana Diocesana da Liturgia. O evento, que começou nesta segunda, 25, acontecerá diariamente até esta sexta-feira, dia 29, entre às 19h30 e 21h30, em mais 4 cidades do ABC. A taxa de inscrição é de R$ 10 e pode ser paga diretamente no local.

Em cada dia da semana haverá um palestrante, sendo um deles o bispo Dom Pedro Carlo Cipollini, que está previsto para falar no último dia, encerrando o curso. Iniciando a semana, o Pe. Cristiano Marmelo Pinto, coordenador da Comissão Diocesana da Liturgia, trouxe o tema “Proclamar a Palavra de Deus no Ano Litúrgico”.

Ele começou citando que a Constituição Litúrgica Sacrosanctum Concilium afirma que “Cristo está presente por sua Palavra, pois é Ele quem fala quando se lê a Escritura na Igreja” (SC 7). Por isso a importância do leitor se preparar, estando atento à sua voz, entonação e ritmo, que darão sentido ao texto pois, naquele momento, ele é um instrumento que Deus utiliza para falar com seu povo. Também o Ambão, ou Mesa da Palavra – local onde se realiza a leitura –, deve ser fixo e bem apresentado na igreja.

Ao contrário do que alguns podem imaginar, os textos das leituras não são lidos diretamente na Bíblia. Para tal, são usados os LECIONÁRIOS, que são 3 livros com as leituras bíblicas organizadas. São eles:

- DOMINICAL: Lecionário dos domingos, que está dividido em 3 anos ou ciclos A-B-C;

- SEMANAL: Utilizados durante a semana, sendo que este, antigamente, era chamado também de Ferial;

- SANTORAL: Dedicado às missas dos santos, votivas e outras circunstâncias diversas.

Já as leituras do Evangelho constam em um livro próprio, chamado EVANGELIÁRIO.

Sobre o ANO LITÚRGICO, o pároco informou que ele é dividido de modo que, em um período de 3 anos, a Bíblia seja lida quase integralmente na Liturgia, nos seguintes tempos:

- ADVENTO: Tempo de 4 domingos, de preparação para o Natal. Trata das profecias sobre o Messias, sobre a última vinda de Cristo, a vinda cotidiana do Senhor (através de um irmão necessitado por exemplo) e, é claro, o nascimento do Menino Jesus;

- QUARESMA: Tempo de 6 domingos, que celebra a festa da Páscoa e nos recorda o batismo e a penitência;

- TRÍDUO PASCAL: Inclui a Quinta-feira Santa, onde é relembrada a Ceia do Senhor; a Sexta-feira Santa, com a Paixão de Cristo; e a Vigília Pascal, que ressalta o significado da ressurreição na vida da Igreja e do cristão.

- PÁSCOA: Período de 50 dias, no qual são lidos textos de cunho pascal, e inclui as celebrações de Ascensão do Senhor e Pentecostes;

- TEMPO COMUM: Composto de cerca de 34 domingos, com textos breves e de fácil compreensão, contendo algumas Solenidades como a da Santíssima Trindade e a de Corpus Christi.

Estes foram alguns pontos muito interessantes citados na palestra do padre Cristiano, que também informou que ao final do curso, todo o conteúdo das palestras estará no site da Diocese: www.diocesesa.org.br, no item MULTIMÍDIA do menu. Esta é uma boa oportunidade para quem não puder estar presente no evento, mas deseja aprofundar seus conhecimentos em Liturgia.

ENDEREÇOS DO EVENTO

SANTO ANDRÉ

Instituto Sagrado Coração de Jesus

Rua Siqueira Campos, 483 - Centro

SÃO CAETANO DO SUL

Universidade de São Caetano do Sul

Av. Goiás, 3400 - Barcelona

SÃO BERNARDO DO CAMPO

Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem

Praça da Matriz, s/n - Centro

DIADEMA

Paróquia Bom Jesus de Piraporinha

Praça Bom Jesus de Piraporinha, 60 - Piraporinha

MAUÁ

PARÓQUIA Imaculada Conceição (Matriz)

Praça Mons. Alexandre V. Arminas, 1 - Bairro Matriz

23 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa