top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi – PASCOM Santa Teresinha

O católico deve ser, por natureza, um missionário!

Outubro é conhecido como o Mês Missionário. Somos convocados a sairmos pelo mundo pregando o Evangelho da paz e do amor, levando a Palavra a quem ainda não a conhece ou pratica.

Em todo mês de outubro é celebrado o Mês das Missões, um tempo para relembrar um dos principais papéis do cristão católico: levar Cristo a todos os povos, dando conhecimento de Sua grandiosidade e maravilhas. E especialmente neste ano, nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini está liderando uma grande visita às regiões pastorais da Diocese de Santo André, justamente com esta temática.

Muitas pessoas não conhecem este Deus, seja por terem crescido em países de filosofias não cristãs ou em meio a famílias sem fé ou com religiões diversas. Há, ainda, aqueles que já tiveram contato com este Deus, mas sucumbiram à ganância, ao orgulho, ao apego aos bens materiais, e não reconheceram a bondade e necessidade que possuem de estarem em Sua presença. É para auxiliar a todos estes – e a nós mesmos – que Jesus nos chama a abraçarmos esta causa: a de sermos missionários, evangelizadores, que por meio de palavras e ações levem a cada irmão a existência deste Deus Uno e Trino, que nos ama incondicionalmente.

O missionário é aquele que ouve o chamado do Pai e disponibiliza o seu tempo e seus dons para ir aonde haja necessidade de pregar o Evangelho da paz e do amor, abordando que Cristo é "o Caminho, a Verdade e a Vida". Devemos ter atenção especial aos doentes, marginalizados e pobres, que são excluídos pela sociedade, mas sempre lembrados no coração da Igreja.

Sobre o mês missionário, o Papa Francisco já citou em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, em 2014, o seguinte trecho sobre o comportamento dos discípulos ao voltarem de uma missão:

"Cumprida esta missão, os discípulos regressaram cheios de alegria. A alegria é um traço dominante desta inesquecível experiência missionária. O Pai é a fonte da alegria. O Filho é a sua manifestação e o Espírito Santo, o animador. A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele e são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento!".

Ser missionário é algo que exige de nós, além de disposição, muita coragem. Vários serão os desafios a serem enfrentados nesta jornada. O mundo tenta, cada dia mais, constranger aquele que mantém sua fé. Sabemos, no decorrer da história, que a vida de um cristão nunca foi simples e, por vezes, repleta de perseguição. Porém, devemos ter convicção que o mundo que buscamos – no qual haja harmonia, paz e amor entre os irmãos – vale este desafio. Levar a Palavra de Deus como forma de alento e de promover a igualdade e a esperança é o nosso chamado, para construir um bairro, um país e um mundo melhor. E, neste espírito, um dia chegarmos ao Reino dos Céus, onde se encontram estes mesmos valores.

Saiba mais:

107 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page