Acontece na Paróquia  

  • Carla Festucci - PASCOM Santa Teresinha

Dom Pedro celebra Missa de Encerramento da Visita Pastoral à Região Utinga


Desde o dia 1º de Outubro, nosso Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini vinha percorrendo a Região Utinga. Tivemos a honra de acolher a Missa de Abertura em nossa paróquia e, no domingo, 09 de outubro, após nove dias intensos, celebramos a Missa de Encerramento da Visita Pastoral Missionária. A cerimônia aconteceu às 11h no Santuário Senhor do Bonfim e reuniu, além das 12 paróquias que compõem a Região Utinga, também os peregrinos da Paróquia Santa Rita (Região Centro) e mais alguns fiéis que foram até lá para passar pela Porta Santa

A igreja estava repleta e a animação era contagiante. Os presentes respondiam aos cânticos e às orações com muito entusiasmo, louvando ao Senhor em alta voz. Na homilia, Dom Pedro ressaltou a importância de sermos agradecidos e, por meio dos exemplos da liturgia do dia - Naamã, Paulo e o leproso curado por Jesus -, explicou que a gratidão torna-nos missionários. "A nossa gratidão deve ser revertida na vivência da própria fé. Quem é agradecido a este Deus fiel e que não falha nunca conosco vai encontra-Lo nos irmãos. Porque Deus não precisa de nada da gente, mas ele quer ser amado e servido nos irmãos", orientou nosso Bispo, sem deixar de agradecer aos padres, freis, agentes de pastoral, leigos e leigas que participaram ativamente desta Visita Missionária.

LEIA AQUI A HOMILIA COMPLETA DO BISPO

Junto com a Profissão de Fé, em que, tal como fazemos na Renovação das Promessas do Batismo, confirmamos aquilo em que acreditamos, também reafirmamos o Compromisso Missionário em nome de nossas comunidades. Depois, os padres passaram pelos corredores aspergindo água benta sobre todos os presentes.

Participar de celebrações como esta é uma oportunidade de percebermos quão significativa é a liturgia da nossa Igreja. Como no momento da Consagração, quando todos os padres estendem suas mãos para o altar e, assim, junto com o povo, testemunham a Transubstanciação, momento em que ocorre a mudança do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Cristo. Ou quando observamos o Bispo alternando o uso da Mitra - sempre que fala ao povo, para se apresentar como o "Bom Pastor" - e do Solidéu - que significa "só de Deus" e é utilizado durante o exercício da função episcopal, ou seja, as funções próprias de quem recebeu o Sacramento da Ordem (somente na Consagração ele não o utiliza, em sinal de respeito).

Outra simbologia muito bonita, um dos principais ícones das Solenidades, é o Turibulo, que representa o coração do homem e guarda o fogo – que é o amor que temos por Deus – e o incenso – a maior e mais pura forma de adoração, pois a fumaça é levada calmamente para o céu, e assim também devem ser nossas orações para Deus: humildes e sinceras.

Já no final da celebração, nosso pároco Pe. Tiago, que também é o Coordenador Diocesano da Região Pastoral de Utinga, agradeceu a todos que de alguma forma se empenharam nesta Visita Pastoral Missionária e apontou os muitos frutos recebidos a partir dela: "Em primeiro lugar, a unidade: esta foi a primeira vez que as 12 paróquias da região se reuniram e que, durante nove dias, caminhamos juntos. Depois, o conhecimento mútuo: pudemos nos conhecer uns aos outros, conhecer os párocos, as paróquias... Foi muito bom. E o terceiro fruto foi o trabalho em conjunto: a Igreja nos pede insistentemente para sermos uma unidade e este foi o primeiro passo nessa direção; o segundo passo não depende mais somente dos padres, mas de todos darmos as mãos e continuarmos caminhando juntos", motivou nosso pároco. E completou sua fala propondo um desafio: "Quem sabe não conseguimos preparar algo para o ano de 2017? Não mais como paróquias isoladas, mas como uma região unida e empenhada em um objetivo comum: o anúncio do Evangelho do Reino de Deus".

Frei Nestor, pároco do Santuário Senhor do Bonfim, também agradeceu a presença de todos. E Dom Pedro abençoou o povo rogando que a Luz Divina acenda o amor de Jesus na alma de cada um. Por último, uma retrospectiva de todos os momentos da Visita Pastoral à Região Utinga foi transmitida, encerrando estes nove dias com muita emoção e um sentimento gratificante de missão cumprida.

78 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa