Acontece na Paróquia  

  • Redação – PASCOM Santa Teresinha

Paróquia Santa Teresinha realiza Bênção dos Animais e Missa de São Francisco


Com muita alegria celebramos, no dia 04 de outubro, o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Para melhor celebrar este importante santo da nossa Igreja, a Paróquia Santa Teresinha transferiu as comemorações para o sábado, dia 08 de outubro, com dois momentos muito especiais: pela manhã, a Bênção dos Animais maiores, na área externa; à tarde, a Missa em louvor a São Francisco, com participação e Bênção dos Animais menores dentro da igreja.

A bênção da manhã aconteceu às 10h. Depois de ler o Evangelho e fazer uma breve Homilia, o padre Tiago passou por entre os animais aspergindo água benta sobre todos, enquanto cantava com os presentes. Já às 16h, na Missa de São Francisco, após a entrada principal, todos os donos também entraram, de dois em dois, com seus bichinhos pelo corredor central.

Cachorros, gatos, coelhos e um pequeno sagui chamado Artur participaram desta celebração especial, que também contou com o batizado do pequeno Carlos Eduardo. Na Procissão do Ofertório, três crianças levaram ração, sementes e biscoitinhos até o presbitério – que, no fim da missa, foram distribuídos como lembrancinhas – e depositaram aos pés da imagem de São Francisco.

Outro momento muito bonito foi quando, logo após a Comunhão, o padre pediu para que os donos dos animais fechassem seus olhos e, agradecendo pela vida de seus bichinhos, refletissem sobre a companhia e alegria que eles proporcionam. A missa terminou em clima de descontração, com a aspersão de água benta e distribuição das lembrancinhas cedidas gentilmente pela Clínica Veterinária e Pet Shop StimaVet.

Sobre São Francisco

Por: Kátia Pazini

São Francisco de Assis fascinou a todos por seu jeito simples de ser: pobre, serviçal, gratuito, fraterno, menor. Doou-se inteiramente de maneira serena e fez de sua vida a mais bela oferta de amor. Foi pequeno para entender a grandeza do outro, sem atropelar sua dignidade. Cultivou um profundo respeito para com a pessoa humana, construindo fraternidade no amor. Tornou o Evangelho vivo e encarnado, comprometido com o pobre, o oprimido e o marginalizado.

Devemos enxergar nossa realidade com os olhos de Francisco, percebendo que toda ação transformadora de Deus passa por nossos corações e que o Espírito Santo é presença viva em nossas vidas. Somos convidados, pelo exemplo de São Francisco, a fazer a experiência do Senhor, a experiência da oração; por ela, colocamos em plena comunhão a nossa dimensão humana e divina.

São Francisco de Assis, seguidor e imitador de Jesus Cristo, também se fez homem-oração. Rezava muito, com paixão e disciplina. Sua prece era despojada, simples e espontânea. Por meio dela, firmava a cada momento sua conversão e orientava-se pelos caminhos de Deus. Para ele, rezar era dialogar, pensar e tocar o Deus da Vida. Francisco um homem original porque muito amou. Assim expôs-se diante de Deus: tocando as raízes da vida!

O amor que recebemos de nossos animais de estimação não tem preço. Eles nos pedem apenas carinho e atenção. Sigamos o exemplo de São Francisco de Assis, que se fez pobre com os pobres, amou e respeitou a vida e a natureza criada por Deus, Nosso Senhor.

"Todas as coisas da criação são filhas do Pai e irmãs do homem. Deus quer que ajudemos os animais se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito de ser protegida" (São Francisco de Assis).

VEJA O ÁLBUM DA BÊNÇÃO DOS ANIMAIS E MISSA DE SÃO FRANCISCO!

169 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa