Acontece na Paróquia  

  • Por Marcela Assoni – PASCOM Santa Teresinha

Movimento da Mãe Rainha comemora 18 anos de existência em nossa paróquia


Neste sábado, dia 29 de outubro, tivemos, em nossa paróquia, a missa em louvor à Mãe Rainha e Três Vezes Admirável de Schoenstatt, presidida pelo nosso pároco, Pe. Tiago. Esta missa foi muito especial pois comemorou os 18 anos de existência deste movimento em nossa paróquia e também porque marcou a abertura dos “Encontros da Misericórdia”. Entre os presentes, estavam os membros do movimento da Mãe Rainha de nossa comunidade, que fizeram uma bela entrada pelo centro da igreja, levando ao altar as imagens da Mãe Peregrina.

O ano de 2016 foi instituído como o Ano da Misericórdia pelo Papa Francisco. Alinhado com isto, o Santuário de Atibaia, através de seu secretariado, lançou um livro intitulado “Minha família, casa de misericórdia”, como roteiro de encontros para a meditação e discussão deste tema. O livro propõe 5 encontros e o primeiro deles foi realizado antes desta missa de aniversário. Os demais encontros ocorrerão nos dias 10/novembro (2º, 3º e 4º encontros juntos) e 19/novembro. Neste último, ocorrerá a missa de encerramento destes “Encontros da Misericórdia”, com bênção do Santíssimo Sacramento. Como parte integrante do primeiro encontro, houve a realização da bênção das chaves das casas, representando a importância dada à temática da família.

Ao longo da história do movimento em nossa comunidade, há muitos relatos de bênçãos oriundas desta devoção. Alguns momentos especiais dessa história são: o momento de coroação das imagens, a alegria ao completar 10 anos de movimento em nossa paróquia e a realização de uma formação com todo o Setor Utinga, com a presença da irmã Fabiana, em maio de 2015.

História do movimento no mundo e no Brasil

Este movimento católico mariano foi fundado em Schoenstatt, (que significa belo lugar). Localiza-se em Vallendar, na Alemanha, e é chamado de Santuário Original. Iniciou-se com a Aliança de Amor que o Padre José Kentenich, em 18 de Outubro 1914, juntamente com um grupo de seminaristas, selou, com Maria. O movimento tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se católicos autênticos, missionários da fé, sendo pessoas fortes, livres e responsáveis, por meio da intercessão de Nossa Senhora. Existem, atualmente, cerca de 200 santuários dedicados à Mãe e Rainha em todo mundo, sendo 22 localizados no Brasil.

Em nosso país, o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, foi o Diácono João Luiz Pozzobon, que aprendeu desde a infância a amar a Igreja e esforçar-se para internalizar os ensinamentos de Jesus. Ele sentia, em seu interior, o profundo anseio por algo que não conseguia definir bem, mas traduzia como “uma espécie de saudade que não conseguia saciar”. E somente foi saciada com sua dedicação à Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. No dia 10 de setembro de 1950 – ano em que a Igreja proclama o dogma da Assunção de Maria ao céu –, ele recebe, no Santuário, a Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para com ela visitar as famílias. Ele afirma: “No Santuário da Mãe Rainha aconteceu minha grande descoberta. A bondade e a misericórdia de Deus e da Virgem Mãe e Rainha me confiaram uma grandiosa missão evangelizadora: a Campanha do Santo Terço. Entendi a missão e, por ela, fiz minha entrega total”.

A imagem da Mãe Peregrina tem o intuito de visitar, abençoar e conceder graças a trinta famílias durante um mês, ficando um dia em cada casa. Hoje, existem mais de 140 mil imagens peregrinas, visitando 4 milhões e 200 mil famílias, só no Brasil. O título de Três Vezes Admirável refere-se à Maria, que é venerada como intercessora junto à Deus, alcançando tríplice graça a seus devotos: a do abrigo espiritual, a da transformação interior e a da missão apostólica.

Oração à Nossa Senhora de Schoenstatt

Ó Maria, Mãe, Rainha e Vencedora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt, implora para mim a graça da conversão. Ajuda-me a observar fielmente os mandamentos de Deus e cumprir a sua santa vontade.

Que minha vida não seja obstáculo para o atendimento dos meus pedidos, para os prodígios que tu queres alcançar-me, ó bondosa, ó clemente, ó doce Virgem Maria.

Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.

A missa em louvor à Mãe Rainha acontece, em nossa paróquia, no último sábado de cada mês. Você é nosso convidado para acompanhar mais esta manifestação de nossa fé!

Fontes:

- Encontros da Misericórdia

- Biografia do Diácono Pozzobon

- Oração à Nossa Senhora de Schoenstat

Veja o álbum completo aqui!

74 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa