Crianças da Catequese realizam Renovação das Promessas do Batismo
Após dois anos de encontros, estudos, orações, brincadeiras e encantamento pela vida de Jesus Cristo, as crianças de nossa Catequese estão prontas para o grande dia em que se servirão da Mesa do Senhor. Nessa quinta-feira, 17 de novembro, durante a Missa das 19h30, elas passaram pela última etapa antes de sua Primeira Comunhão: a Renovação das Promessas do Batismo.
Em meio a dias agitados pelos ensaios para o grande dia, provas de roupa, fotos e a primeira confissão, elas agora renovaram as promessas que um dia foram feitas por seus pais e padrinhos em seu nome; proclamaram sua profissão de fé diante de nosso pároco, de seus familiares e convidados e diante daquelas que os prepararam nesta jornada: suas catequistas.
Foi uma noite de muita emoção, onde pudemos novamente entrar em contato com os símbolos do Batismo, Sacramento primeiro de nossas vidas: o Círio Pascal, que nos traz a Luz de Cristo para não vivermos nas trevas; a Cruz, símbolo maior do amor de Jesus Cristo pela humanidade; a água, onde fomos purificados e batizados; e o óleo, o símbolo dos Sacramentos, com o qual todo cristão que for ungido estará na alegria da presença do Espírito Santo.
Após os símbolos do Batismo, tivemos a entrada de nosso bem maior: a Palavra de Deus revelada através da Bíblia.
Dando continuidade à Santa Missa, chegamos à Profissão de Fé, momento em que aconteceu a Renovação das Promessas do Batismo. Este momento foi único e maravilhoso, onde uma catequista, em nome de todas, professou sua dedicação e amor na preparação das crianças para a Primeira Eucaristia. E depois, as crianças, com as velas acesas por seus pais no Círio Pascal, renovaram suas promessas de fé, diante Daquele a quem devemos seguir, Nosso Senhor Jesus Cristo. Elas foram seguidas por seus pais e padrinhos, que também renovaram seu compromisso de continuar a guia-las no caminho do Senhor.
Foi uma noite de muita emoção, onde pudemos sentir verdadeiramente a presença do Espírito Santo em nossos corações! Que as promessas feitas nesta noite se perpetuem na vida destas crianças e de seus familiares, para que a Festa do Banquete de Jesus Cristo esteja presente para sempre na vida de todos.
Que venha a Primeira Eucaristia! E, como disse nosso pároco, que não seja a última.