top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Carla Festucci - PASCOM Santa Teresinha

Coordenadores de pastoral realizam Assembleia Paroquial

A fim de avaliar o ano que está terminando e traçar os planos para 2017, os coordenadores de pastoral da Paróquia Santa Teresinha se reuniram no último sábado, 10 de dezembro, para realizar a Assembleia Paroquial de 2016. A reunião aconteceu no Salão Paroquial Padre Jorge e teve início às 8h com um delicioso e farto café comunitário.

A abertura foi realizada pelo CPP (Conselho Pastoral Paroquial) em conjunto com a Pastoral Litúrgica, que decorou e preparou carinhosamente o local. Após pedirem que o Espírito Santo conduzisse os trabalhos daquela manhã e ouvirem a leitura do Evangelho do dia, os coordenadores tiveram uma pequena formação sobre liderança cristã.

Anderson Frummer, coordenador diocesano da RCC (Renovação Carismática Católica) em Santo André, falou sobre os tipos de líder e as responsabilidades de se estar à frente de um trabalho pastoral. "Coordenação não é um status; não é ser melhor nem maior do que ninguém. Coordenação é ministério, e ministério é serviço", advertiu ele.

Frummer lembrou, também, que o coordenador é um espelho para os outros servos e que, por isso, deve dar um testemunho de coerência, não apenas dentro da igreja, mas principalmente fora dela. Ele ressaltou, ainda, que a coordenação é, acima de tudo, um dom de Deus, e que não temos que corresponder às expectativas humanas, mas ao chamado do Senhor.

Por fim, deixou uma motivação para cada coordenador: "Quando pensar em desistir, peça ao Espírito Santo que te fortaleça. Faça uma oração, ainda que simples, ainda que singela, porque o Senhor escuta até a mais singela das nossas orações. E, com certeza, o Espírito Santo vai nos fortalecer. É Ele que nos capacita, é Ele que nos impulsiona, é Ele que nos dá força quando nem sabemos como começar um trabalho".

Em determinado ponto da Assembleia, os coordenadores foram organizados em cinco grupos para discutir a respeito da meta paroquial para 2017. Após ponderarem e apresentarem seus argumentos, ficou definido que, no ano que vem, a paróquia dará continuidade à Pastoral de Conjunto, orientando melhor cada agente pastoral sobre o que ela significa e com o objetivo de fortalecer a unidade da comunidade.

Outros momentos importantes da Assembleia Paroquial foram os destaques dos questionários de avaliação pastoral, a avaliação da Festa da Padroeira e da Visita Missionária do Bispo à Região Utinga e a apresentação do cronograma paroquial de 2017. O encerramento da reunião aconteceu por volta das 13h, com a bênção do Pe. Tiago e uma foto de todos os presentes – com direito até à selfie do pároco!

No mesmo dia, à noite, os coordenadores voltaram a se reunir no Salão Paroquial Padre Jorge para realizar a confraternização de fim de ano do CPPA – Conselho Pastoral Paroquial Ampliado.

243 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page