Acontece na Paróquia  

  • Rafael Lucas

Curso de Noivos: preparação para a vida conjugal


A Igreja incentiva os casais a fazerem o Curso de Noivos antes de seu casamento religioso para que possam refletir sobre este grande passo que estarão dando, e estas reflexões terão grande importância na vida conjugal e no futuro destas novas famílias.

O matrimônio, como o Batismo e a Primeira Eucaristia, é um dos sete sacramentos da Igreja Católica. E, assim como todos os outros sacramentos, também tem uma importância única na vida do cristão. Cada sacramento é uma pedra fundamental da fé e deve ser sabiamente saboreado, permitindo-nos vivenciar as graças que Deus derrama em cada um destes momentos.

A partir do casamento, o homem e a mulher reconhecem diante de Deus e da sociedade o amor que sentem um pelo outro, a ponto de se unirem pelo resto de suas vidas, tendo em vista que o sacramento do matrimônio é irrevogável. A partir deste momento, eles formam um novo núcleo familiar, abençoado por Deus desde o início. Caso esta união venha a ter frutos, estes nascerão já em berço cristão, em uma família que sabe a importância da religião e que ensine seus descendentes a trilhar um bom caminho. Daí a relevância de entender e conhecer melhor as particularidades deste belo sacramento antes de sua celebração.

Este preparo pode ser feito de diversas formas, mas a mais comum é o Curso de Noivos. O casal, já certo da escolha feita, prepara-se então para o tão sonhado dia. Em nossa paróquia, o Curso de Noivos é realizado durante um dia todo, sempre aos domingos, finalizando com a Santa Missa. Nossa Pastoral dos Noivos conta com maridos e mulheres que, por vontade própria e atendendo ao chamado de Jesus, escolheram ajudar estes casais que estão apenas iniciando a vida conjugal.

Haverá inúmeros momentos bons na vida de casado, mas deve-se ter dimensão de que nesta nova fase da vida nem tudo será uma eterna maravilha. O casal precisa dar suporte um ao outro para que vençam as dificuldades do caminho juntos. E o objetivo do Curso de Noivos é justamente este: abordar alguns temas que são essenciais para essa fase de preparação.

A base na fé é essencial para atravessar os momentos de tribulação e enxergar que, por meio deles, existe um fortalecimento da relação conjugal. Sendo assim, marido e mulher devem ter consciência desta nova etapa e, com isso, aprender a praticar a compreensão mútua. A partir desse discernimento, poderão desfrutar as verdadeiras bênçãos que vêm do casamento.

102 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa