Acontece na Paróquia  

Paróquia Santa Teresinha: 77 anos de evangelização!

 

Neste dia 25 de janeiro de 2017, a Paróquia Santa Teresinha está comemorando 77 anos de história! São 77 anos de evangelização, levando às pessoas os ensinamentos de Jesus e os exemplos de amor e humildade de nossa padroeira.

 

Nestas mais de sete décadas, passamos por muitas experiências. Contamos com a direção espiritual de mais de 15 párocos, além de padres transitórios e alguns seminaristas. Tivemos momentos importantes, como a luta contra a ditadura militar e a visita das relíquias de Santa Teresinha. Nossa comunidade cresceu e hoje contamos com mais de 20 pastorais e movimentos.

 

E, para celebrarmos esta data tão especial, nada melhor do que retornarmos um pouquinho ao passado e saber como tudo começou...

 

Na década de 1920, iniciou-se a urbanização do bairro Santa Terezinha, tendo recebido esse nome justamente devido à construção de uma capelinha dedicada à Santa Teresinha do Menino Jesus. Com a chegada de alguns empreendimentos à região, iniciou-se também o loteamento do bairro, sendo que os primeiros moradores foram eslavos, húngaros e lituanos. O número destes imigrantes era tão significativo que, mensalmente, recebíamos a visita de um padre húngaro de São Paulo para celebrar a "missa dos húngaros", às 11h.

 

Com a crise do café, em 1929, e a crescente industrialização na região, muitos migrantes de Socorro, interior de SP, foram se estabelecendo em Santa Terezinha. Assim, a capela passou a comemorar também o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 15 de agosto. Por volta de 1937, chegou ao bairro o Padre Dario de Moura, que, no ano seguinte, começou a construção da nova igreja, integrando a antiga capela que já existia no local. Assim, em 25 de janeiro de 1940 a Paróquia Santa Teresinha foi instituída e o Pe. Dario foi nomeado como primeiro pároco.

 

Esta primeira igreja do bairro Santa Terezinha ficava localizada na Al. São Bernardo, próxima à atual. Era pequena, possuía uma pintura da padroeira e tinha partes das paredes com tijolo aparente. Os moradores do bairro ficaram tristes quando esta pequena igreja foi demolida para dar lugar a uma rua. No entanto, em 1960 a nova sede da paróquia foi inaugurada e está aqui até hoje, situada na Praça Rui Barbosa, com capacidade para 2000 pessoas!

 

Durante estes 77 anos, a Paróquia Santa Teresinha tem movimentado nossa comunidade e nosso bairro, sempre levando adiante a devoção e o amor incondicional de nossa padroeira por nosso Salvador, Jesus Cristo. E celebrar esta data comemorativa de nossa paróquia é manter vivo em nossos corações o que Santa Teresinha falou antes de morrer: "Vou fazer chover sobre o mundo uma chuva de rosas", dizendo, assim, que iria interceder a Deus por todos os povos, sempre.

 

Viva Santa Teresinha! Viva nossa paróquia! Que sigamos anunciando o Evangelho com amor, a exemplo de nossa padroeira!  

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSA PARÓQUIA

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa