Acontece na Paróquia  

Via-Sacra: nosso lugar na história

 

É iniciado o tempo da Quaresma e, com ele, uma liturgia especial para nos prepararmos para o grande mistério de nossa fé. Uma das primeiras manifestações da religião católica, neste período, é a Via-Sacra.  Ela é composta de 15 estações que apresentam cenas da Paixão de Cristo a fim de reviver, mentalmente, os últimos momentos de Jesus na terra. Essas estações são acompanhadas por trechos bíblicos, orações e meditações que nos ajudam a trazer o Caminho da Cruz para a realidade atual.

 

A origem deste exercício religioso vem da época das Cruzadas, por volta dos séculos XI e XIII, quando os fiéis costumavam percorrer os lugares sagrados da Paixão de Cristo na Terra Santa. Como nem todos podiam fazer esta peregrinação, resolveram reproduzir no Ocidente a caminhada feita ao longo da Via Dolorosa, em Jerusalém, criando assim uma peregrinação espiritual à Terra Santa.

 

Acompanhando as estações da Via-Sacra, tomamos mais consciência da nossa missão de seguir a Cristo. Segundo o Papa Francisco, “o Caminho da Cruz é o caminho da felicidade de seguir a Cristo até o fim, nas circunstâncias frequentemente dramáticas da vida diária; é o caminho que não teme insucessos, marginalizações ou solidões, porque enche o coração do homem com a plenitude de Jesus. O Caminho da Cruz é o caminho da vida e do estilo de Deus, que Jesus nos leva a percorrer mesmo através dos costumes de uma sociedade por vezes dividida, injusta e corrupta.”

 

O Caminho da Cruz nos ajuda, ainda, a compreender que a medida do amor de Deus pela humanidade é a de amar sem medidas. É no Senhor, que deu a Sua vida por nós, na cruz, que sempre encontraremos o amor incondicional que vê a nossa vida como algo bom e sempre nos dá oportunidade de começar novamente. A experiência da Paixão, revivida na Via-Sacra, deve nos encher de esperança e forças para preparar nossos corações para celebrar o Mistério Pascal.

 

Com o início da Quaresma, começamos a nos preparar para a Ressurreição do Senhor. Assim, todas as sextas-feiras, às 15h e às 19h30, neste Tempo Litúrgico, faremos a Via-Sacra em nossa paróquia. Venha participar desse encontro de fé!

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa