Acontece na Paróquia  

Padre Fernando Valladares conduz Manhã de Espiritualidade Quaresmal

 

No dia 11 de março, sábado, aconteceu a primeira Manhã de Espiritualidade da paróquia Santa Teresinha. O momento de oração, que começou às 9h, foi conduzido pelo padre Fernando Valladares, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo do Campo. O tema abordado foi a Quaresma, tempo de oração, jejum e caridade que estamos vivendo.

 

O padre Fernando iniciou o encontro com uma reflexão, pedindo aos fiéis que conversassem entre si durante cinco minutos e respondessem com apenas uma palavra como gostariam de sair desta Quaresma. Entre as palavras ditas estavam: coragem, caridade, conversão, reconciliação, justiça, perdão, fé, união, transformação, tolerância, perseverança, humildade e amor.

 

Após a partilha, o padre orientou como devemos viver este tempo. "A nossa maior preocupação deveria ser essa sede de Deus, buscar uma intimidade maior, porque, muitas vezes, o medo nos impede de buscar essa intimidade com o Senhor, justamente pelo fato das exigências. Mas, conforme nós vamos crescendo na espiritualidade, na oração, na intimidade com Deus, vamos entendendo que quem faz o caminho é Ele, nós somos meros instrumentos. E quando a gente entende isso, a nossa caminhada fica bem mais fácil, porque é Ele quem faz esse caminho conosco. Ele sempre está a nossa frente, sempre nos defendendo e orientando os nossos passos. Então, justamente neste tempo de balanço, que é o tempo da Quaresma, é que temos que reconhecer a força primeira da oração – a oração tem o poder. E, também, a graça de Deus na nossa vida. Com estes dois instrumentos, a gente faz uma caminhada feliz".

 

Outros temas em destaque foram a importância do perdão para nos mantermos mais próximos do Senhor, o cuidado de Deus com cada um de nós independente de toda "sujeira" que ganhamos com o pecado e, ainda, as tentações apresentadas no Evangelho do primeiro domingo da Quaresma (Mt 4, 1-11).

 

Depois de alguns cânticos e meditações, o padre Fernando sugeriu outra reflexão aos presentes. A pergunta foi: o que é a oração para você? Mais uma vez, os paroquianos conversaram e disseram ao sacerdote suas experiências pessoais. A resposta quase unânime foi "conversa com Deus". O padre, então, reforçou a importância de se ter uma intimidade com o Senhor: "Esse é o objetivo da oração. A oração é o nosso 'Whatsapp', é o nosso 'Facebook', é a nossa ligação, é a intimidade que vamos criando com Deus".

 

Ao final do encontro, o padre Fernando abençoou cada um com a imposição do Óleo Santo e agradeceu o convite do padre Tiago, seu confessor e diretor espiritual, para comparecer neste momento de partilha e oração.

 

O objetivo desta Manhã de Espiritualidade e dos exercícios quaresmais é nos preparar para viver verdadeiramente este tempo litúrgico; preparar a nossa alma para reconhecer o Senhor, identificar a Sua voz e ter a coragem de trilhar o caminho com Ele, para sermos inteiramente de Deus.

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa