Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM Santa Teresinha

Crianças da Catequese realizam evento da 1ª Confissão


Na manhã deste sábado, dia 25 de março de 2017, podíamos ver vários pais deixando suas crianças na igreja, logo cedo, cerca de 9h da manhã. Mas não era um simples dia de catequese ou um dia de gincana. Elas estavam chegando ali para se aprofundar no Sacramento da Confissão, que é fundamental para a fé católica. Ter consciência de seus pecados e se arrepender pelo mal que causou a si ou ao outro não é tarefa simples.

O evento foi chamado de 1ª Confissão das turmas de catequese e tem como objetivo preparar melhor as crianças para o momento de Confissão que antecede a 1ª Eucaristia. Conforme nos contou Isalinda Iglesias, uma das coordenadoras da catequese infantil, o momento de confissão às vésperas do recebimento da comunhão, normalmente, deixa as crianças apreensivas. Sendo assim, quanto antes elas forem acostumadas com este rito e tratarem com naturalidade este ponto de nossa fé, melhor será seu entendimento e comportamento perante a ele. Para muitos dos pequenos, o confessionário é uma incógnita, algo meio misterioso e o intuito é explicar a elas que não se deve temer pois confessar-se é algo natural e que nos faz sermos cristãos e pessoas melhores.

O evento começou antes mesmo desta manhã, ainda na sala da catequese. As crianças receberam instruções para um breve exame de consciência, para que avaliassem o seu comportamento e as ações das quais estavam arrependidos. Assim, eles puderam encarar esta primeira experiência de modo mais confortável. Participaram desta atividade 5 turmas de catequese, sobretudo de crianças da 1ª etapa da catequese infantil. O intuito é que, nos próximos eventos, tenhamos também a participação de crianças da pré-catequese. Vale lembrar também que a data foi escolhida por ocasião do Tempo da Quaresma, um momento de profunda reflexão e preparação para a Páscoa do Senhor.

Aprender a religião na prática é essencial para que possamos aplicar os ensinamentos de Jesus e ajudarmos a construir o Reino de Deus aqui na terra. E é assim que agimos na Paróquia Santa Teresinha, buscando abordar não somente as leituras bíblicas e reflexões mas também trazendo esta vivência para a realidade das crianças e pais.

Venha você também participar e acompanhar nossas atividades!

VEJA AS FOTOS DESTE ABENÇOADO MOMENTO!

146 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa