top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Kátia Pazini - PASCOM Santa Teresinha

Sínodo Diocesano: fazer juntos o caminho para chegar a todos


Em 2017, a Diocese de Santo André está vivendo o ano sinodal. A palavra "Sínodo" é de origem grega e significa "fazer juntos o caminho". Dom Pedro Carlos Cipollini explica que "a inspiração para a realização do Sínodo Diocesano de Santo André surgiu da identificação da madura caminhada pastoral desenvolvida pela Igreja local. Esta caminhada é identificada pelas Assembleias Diocesanas de Pastoral e pelos 7 Planos Diocesanos de Pastoral". O bispo esclarece, ainda, que "as Visitas Pastorais Missionárias, realizadas ao longo de 2016, e a instalação da 100ª Paróquia também fomentaram a busca por um programa de afirmação da fé, conversão e missão".

O tema geral para a Caminhada Sinodal é: "O Espírito de Comunhão Missionária", o que vai ao encontro do que o Papa Francisco já citou: "o sonho missionário de chegar a todos". Há, ainda, outros temas específicos que foram apresentados ao bispo nos encontros que aconteceram no dia 13 de novembro e 6 de dezembro de 2016.

O que é Sínodo?

Na prática, são reuniões de fiéis de diversas classes para focarem em discussões de assuntos propostos por quem o convocou, chegando a resoluções quando de sua finalização. Um Sínodo Católico ocorre a partir da convocação desde o nível de bispo – quando ele é feito em uma Diocese e do qual participam sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos que dão a sua contribuição e opinião visando o bem da comunidade na qual são inseridos – até o de Papa – quando é realizado para cuidar de assuntos relativos à Igreja de todo o mundo. Trata-se de um momento de intensa reflexão, avaliação, renovação e planejamento.

Alguns exemplos de Sínodos são: • uma reunião de âmbito nacional, convocada pela conferência episcopal, ou uma reunião regional de bispos, convocada pelo Papa para uma determinada região ou continente; • uma reunião universal, periódica e consultiva de bispos da Igreja Católica, convocada pelo Papa, com o objetivo de refletir, discutir e aconselhar o Papa sobre diversos assuntos, especialmente as políticas e orientações diretivas gerais da Igreja. Neste conselho, não estão contemplados todos os bispos do mundo inteiro, mas sim os representantes episcopais eleitos por suas respectivas conferências.

O Sínodo Diocesano em Santo André

O Site da Diocese de Santo André vai disponibilizar o material a ser utilizado ao longo dos meses de 2017. Serão, sobretudo, dois guias: o primeiro fala sobre os princípios da fé e o segundo aborda a realidade da fé atual por meio de dados de pesquisa. Ambos levam a uma reflexão para elaboração de relatórios dentro de cada pastoral e comunidade, que serão insumos para as etapas posteriores do Sínodo.

Veja abaixo um trecho do primeiro guia do Sínodo:

"Somos Igreja: comunhão, povo de Deus. Estas duas visões de Igreja se completam e dão base para compreender o que é um Sínodo. Assim como Jesus é humano-divino, a Igreja também tem uma face divina, espiritual, que podemos caracterizar como ‘Comunhão’, que se refere ao aspecto invisível e divino da Igreja.

A Igreja é comunhão pelo seu laço com o Pai, o Filho e o Espírito. Ela tem também uma face humana, que podemos caracterizar como Povo de Deus, que expressa a natureza humana da Igreja. Assim, Igreja é realidade espiritual e visível ao mesmo tempo. O que constitui um povo é a vida comum: a comunhão e união. Quem diz povo, exclui o individualismo. Se a Igreja é Povo de Deus, isto quer dizer que sua unidade não consiste simplesmente na comunhão de fé, sacramentos e governo. Isto gera uma comunhão espiritual que é essencial. Mas a unidade da Igreja se faz também com seu trabalho pastoral assumido em comum, as tarefas comunitárias e a missão evangelizadora e transformadora da realidade, em vista do Reino de Deus".

Por meio de suas várias etapas, é esperada a participação de grande parte dos fiéis para que os mesmos possam dar sua contribuição. Acompanhe aqui e em nossa paróquia mais notícias sobre o Sínodo, que visa à construção de uma comunidade religiosa ainda mais estruturada.

Programação do Sínodo Diocesano:

Dia 13/11/16 (Domingo), 9h – Celebração de Convocação na Catedral N. S. do Carmo Dia 03/12/16 (Sábado) – Abertura e 1ª Sessão Sinodal (Apresentação da Pesquisa) 1º Trimestre de 2017 – Encontros com o Guia 1 (Paróquias – CPPs – Relatório Paroquial) e Sessão Sinodal Geral – Análise Sócio-Eclesiológica 2º Trimestre de 2017 – Encontros com o Guia 2 (Paróquias e Regiões Pastorais – Relatórios Regionais – Proposta) e Sessão Sinodal Geral – Análise Teológico-Pastoral 3º Trimestre de 2017 – Sessões Sinodais Específicas (com as Áreas Pastorais, Movimentos e Associações Diocesanas) e Produção do Instrumento Laboris 15/11/2017 – Assembleia Sinodal no Externato Santo Antônio

Fontes de pesquisa para saber mais:

67 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page