top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Gisele Falcão - CPP Santa Teresinha

CAEP, CPP e pároco reúnem-se para discutir sobre o Sínodo Diocesano


Na última quarta-feira, 29 de março, membros do CAEP (Conselho Administrativo e Econômico Paroquial) e do CPP (Conselho Pastoral Paroquial) reuniram-se com o pároco, padre Tiago Silva, para discutirem sobre o Sínodo Diocesano.

Durante a reunião, que seguiu orientações do Guia de Leitura enviado pela Diocese de Santo André, muitos pontos foram abordados. E, após todos os dados formatados, uma cópia da planilha com as respostas será entregue pelo pároco e representante paroquial para o coordenador regional de pastoral.

O que é o Sínodo Diocesano?

"O Sínodo Diocesano é uma assembleia que reúne sacerdotes, leigos e consagrados da Igreja Local, escolhidos para auxiliar o Bispo Diocesano no exercício de sua função para o bem de toda comunidade cristã. É um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito com a participação de todos". Sua finalidade é "auxiliar o Bispo Diocesano no governo pastoral e administrativo da comunidade diocesano" (CDC §460).

O lema de nosso Sínodo é: "O sonho missionário de chegar a todos". Este lema foi tirado da Exortação Apostólica do Papa Francisco (EG 31) e foi escolhido para nortear os trabalhos sinodais.

A ideia para a realização deste Sínodo em Santo André nasceu da "identificação da madura caminhada pastoral, desenvolvida pela Igreja Local". Assim, como Igreja, mais uma vez caminharemos juntos, em comunhão e missão, num desejo constante de ser uma "Igreja em saída", seguidora dos ensinamentos de Jesus, que nos disse: "Eu vim para que todos tenham vida..." (Jo 10,10). Deste modo, é nossa missão sair do comodismo, sair das quatro paredes de nossas igrejas e alcançar a todos!

Para mais informações, acesse o site do Sínodo Diocesano

135 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page