top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Carla Festucci – PASCOM Santa Teresinha

Domingo de Ramos abre Semana Santa na paróquia Santa Teresinha


O Domingo de Ramos marca o início da principal semana da fé católica: a Semana Santa, que exalta não a morte de Cristo, mas Sua vitória sobre o pecado e a morte, onde esta é apenas uma passagem para se chegar à ressurreição. A paróquia Santa Teresinha celebrou essa importante data nas três missas do último domingo, 09 de abril, com bênção externa dos ramos na missa das 10h – que foi antecipada em meia hora, tendo início às 9h30, na Praça Rui Barbosa, em frente à igreja.

As preparações para este dia, contudo, começaram bem antes. Há cerca de dois meses a Liturgia já vinha se reunindo para pensar nos mínimos detalhes das celebrações; a Pastoral São José recolheu as doações de ramos feitas pelos paroquianos mesmo após a forte chuva que surpreendeu a todos na quinta-feira, 06, e causou grandes transtornos no bairro e na cidade; e no sábado, 08, representantes de todas as pastorais se reuniram após a missa das 16h para enfeitar a igreja e deixá-la bem bonita e temática. Assim, vivendo a Pastoral de Conjunto e com cada um doando um pouco de si, a comunidade pôde participar de mais uma significativa celebração.

A Santa Missa do Domingo de Ramos tem duas partes. A primeira lembra a entrada de Jesus em Jerusalém. Mesmo sabendo que, lá, haveria de sofrer até a morte – e morte de cruz –, Cristo toma a firme decisão de entrar na cidade e enfrentar o Seu destino. Ele é aclamado pelo povo, que havia acabado de presenciar o milagre da ressurreição de Lázaro. E, assim como as multidões de Jerusalém àquela época, os fiéis de Santa Teresinha também cantaram "Hosana, hei! Hosana, há!" ao Filho de Davi durante a bênção dos ramos e na procissão de volta à paróquia – que substitui o Ato Penitencial neste dia.

Já dentro da igreja, a segunda parte da missa recordou a Paixão de Nosso Senhor. "Quando olhamos para Jesus que vai ser crucificado pela nossa salvação, lembramos que a nossa fé também nos faz entrar em Jerusalém e enfrentar os desafios do nosso Calvário, assumir a nossa cruz todos os dias e carregá-la. E não é fácil carregar a nossa cruz. Mas quando Deus está à nossa frente, permanecemos firmes em nosso propósito de testemunhar os valores de nossa fé", motivou o padre Tiago em sua homilia.

O Ofertório foi preparado pelo Apostolado da Oração e apresentou símbolos de cada um dos principais dias da Semana Santa: além dos ramos, o pão e a uva, lembrando a instituição da Eucaristia na última ceia; a cruz, expressão máxima da paixão de Cristo; a água e o fogo, que recordam o renascimento para uma vida nova; e, por fim, a bandeira do ressuscitado, representando a nossa esperança e razão pela qual celebramos todos esses acontecimentos.

Não é à toa que o Domingo de Ramos abre a Semana Santa. Esta data tem por finalidade preparar os cristãos para caminhar com Jesus na sua Páscoa. Além disso, prega a humildade (Jesus, mesmo sendo Rei, entra na cidade montado num jumentinho) e encoraja todos a enfrentarem com fé os desafios que se apresentam ao longo da vida, pois Deus reserva um dia glorioso a quem confia em Sua vontade, que é sempre perfeita.

A fé católica é ainda mais bonita de ser vivenciada quando a conhecemos, pois nós só amamos o que conhecemos. Participe da Semana Santa em nossa paróquia! Acompanhe nossos conteúdos, entenda os motivos de celebrarmos intensamente cada um desses dias e viva conosco a alegria da Páscoa do Senhor! Esperamos por você!



126 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page