Acontece na Paróquia  

Padre Felipe ministra Formação Pastoral em nossa paróquia

 

 

Na manhã deste sábado, dia 20 de maio de 2017, muitos membros de nossas pastorais reuniram-se na Igreja para um momento de aprendizado. Ocorreu a Formação Pastoral, na qual pudemos aprender e partilhar um pouco mais sobre nossa prioridade paroquial deste ano, a Pastoral de Conjunto.

 

O Padre Tiago abriu o evento, dizendo que esta é a segunda formação de nossa paróquia neste ano pois, no início da Quaresma, houve uma Formação Espiritual com o padre Fernando Valladares. Nosso pároco falou das principais atividades que ocorrerão, em breve, na paróquia, tais como o início do grupo de jovens e a quermesse. Também agradeceu a resposta de cada um ao chamado de Deus de estarmos ali naquele momento. Em seguida, apresentou o Padre Felipe Sobrinho, que foi o responsável por ministrar esta formação. Padre Felipe é pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, em Santo André, e também atua como chanceler da Diocese de Santo André, sendo secretário para assuntos oficiais como os atos do bispo, arquivo e documentos em geral, tudo para o bem da evangelização.

 

Iniciando sua palestra, Padre Felipe esclareceu que a Pastoral de Conjunto não é uma pastoral física como as outras que existem. Ela é um conceito teológico que vai refletir o estado de espírito daquela paróquia e demonstra o desejo da Igreja em caminhar, trabalhar e servir unida, fazendo com que cada atitude nossa dentro da paróquia seja vista como ação da Igreja rumo ao Reino de Deus. Tal qual a Igreja é um só Corpo com muitos órgãos trabalhando conjuntamente, também nós devemos assim atuar dento da comunidade: uns ajudando os outros para que trabalho do todo seja realizado com total harmonia.

 

Padre Felipe nos contou que a Pastoral de Conjunto surgiu do coração de Deus, do modo que Ele se revelou ao seu povo. Nosso agir tem que colaborar com o agir de Deus para que propiciemos que Sua ação ocorra no meio do povo. A figura do pastor tem por responsabilidade cuidar de seu povo e alimentar os fracos ou pequenos para que cresçam. Deste modo, cada um que se envolve em uma pastoral deve buscar adquirir tais características, guardando a fé, transmitindo o amor e servindo na caridade.

 

São necessárias conversão e misericórdia para viver em pastoral. Devemos semear a graça e não a discórdia, evitando discussões sem necessidade. As pessoas não são donas de itens ou processos da paróquia. É recomendado, inclusive, que os coordenadores e membros dos conselhos da paróquia sejam trocados com certa periodicidade pois a ação pastoral da Igreja não tem proprietários e é fruto de partilha entre seus membros. É necessário o amadurecimento da cada um como pessoa e como membro de uma pastoral para que sejam derrubadas as barreiras pessoais e os trabalhos sejam feitos do melhor modo possível. E quanto mais se cresce como pastoral, mais problemas são gerados pois pessoas são diferentes e as habilidades de escuta, compreensão e também de ceder devem ser exercitadas. Sendo assim, tanto dentro da pastoral quanto entre as pastorais, é de extrema importância que ocorra o diálogo constante. Somente com este entendimento entre as partes é que teremos as ideais acolhida, organização e dinâmica para atrair mais pessoas a participarem da Igreja.

 

A Igreja está em constante renovação ao longo da história, o que se mostra através de seus concílios e sínodos. Cada decisão tomada hoje impacta no futuro da Igreja. Inclusive, nossa Diocese está realizando um Sínodo para definição de novas atitudes e metas para os próximos anos. Por fim, foi aberto um espaço para perguntas, no qual alguns membros de nossas pastorais puderam tirar dúvidas e compartilhar ideias relacionadas ao tema.

 

Foi uma manhã de crescimento espiritual para os integrantes de nossa paróquia. Devemos sempre buscar aprimorar nosso conhecimento para sermos melhores católicos e servir aos irmãos do melhor modo possível. Venha você também fazer parte desta grande comunidade!

 

Leia aqui a Série de textos que fizemos sobre a Pastoral de Conjunto:

 

- Pastoral de Conjunto: o que é e como começou?

 

- Pastoral de Conjunto: como construí-la?

 

- Pastoral de Conjunto: entrevista com Padre Tiago

 

Veja matéria sobre reunião de nossos conselhos paroquiais para a discussão de pontos do Sínodo:

 

- CAEP, CPP e pároco reúnem-se para discutir o Sínodo Diocesano

 

 

 

 

Veja todas as fotos desta formação!

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa