top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Katia Pazini e Maristela Festucci

Corpus Christi 2017: uma celebração de união e fé


A festa de Corpus Christi foi muito aguardada e planejada na Paróquia Santa Teresinha. A celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo iniciou-se às 9 h do dia 15 de junho de 2017. Durante o Ato Penitencial, a comunidade foi convidada a participar da procissão com o Santíssimo Sacramento, percorrendo ruas próximas de nossa paróquia, louvando e cantando. Estes cânticos eram intercalados por mensagens bíblicas e momentos de reflexão, proferidos por nosso pároco, padre Tiago Silva, e seus ministros da Palavra, Orlando e Celso.

Um momento especial foi quando, em plena Alameda Vieira de Carvalho, nosso padre, erguendo o Ostensório, proferiu uma oração em cima do carro de som pelas famílias da comunidade, pelos doentes, pelo nosso país e nossos governantes. Cantando "Jesus, neste nome há poder", a comunidade proclamou a grandeza de Cristo e sua imensidão para promover imensas mudanças e realizar até o impossível na vida de cada um.

Ao retornarmos à paróquia, a celebração foi retomada a partir do Hino de Louvor. Após as leituras, foi o momento da homilia. Nela, padre Tiago falou que devemos colocar em prática aquilo que Jesus nos pediu e ensinou em toda Sua vida terrena, e ao comermos do Seu Corpo e bebermos do Seu Sangue, que nós tenhamos parte em Sua vida. Isso significa que devemos comungar de Seus sentimentos, de Seus ideais de vida e de Seus testemunhos. E que não devemos temer, mas sim colocar nossos anseios, esperanças, angústias e medos no Corpo e Sangue do Senhor, deixando-O agir. Ao final da santa missa, tivemos, ainda, a bênção do Santíssimo Sacramento sobre todos os fiéis.

Tapete de Corpus Christi: a arte como expressão de nossa fé

Um dia antes, na quarta-feira, 14 de junho, a comunidade se reuniu para confeccionar os tradicionais tapetes desta solenidade. É o segundo ano que nossa paróquia realiza esse lindo trabalho. E o resultado foi um sucesso!

O trabalho começou às 14 h e encerrou-se já no começo da madrugada, perto da 1 h da manhã. Cada tapete foi confeccionado por uma pastoral – inclusive a catequese, com as crianças colorindo e esbanjando fofura. Foram 12 tapetes no total. Os desenhos eram variados e iam de bíblias coloridas até uma "baby" Santa Teresinha. Todos foram previamente rascunhados com giz branco e colocados no corredor central da igreja para que pudessem ser preenchidos. Toda a comunidade contribuiu com o material: areia colorida, serragem, pó de café e até sabão em pó deram vida a toda imaginação artística dos presentes.

Neste ano, tivemos uma novidade: uma grande Santa Ceia foi montada na frente das escadas do presbitério, com nove metros de comprimento! Ela foi feita por várias pastorais e também pelas crianças, que se divertiram bastante colorindo a imagem e, ao final, saíram brilhando da igreja. O resultado foi um tapete lindo, feito com muito amor para o Corpo de Jesus passar em procissão.

Mas, além de fascinar nossos sentidos com sua beleza gráfica, a confecção do tapete nos une como irmãos de fé. É um momento muito divertido e realizador. Juntos nesta tarefa, aprendemos a ajudar, dividir, ensinar e incentivar. Que todos os anos possamos realizar esse trabalho e que Deus sempre abençoe nossos ambiciosos projetos!

O Significado do Corpus Christi

A expressão "Corpus Christi", em latim, significa "Corpo de Cristo". É uma festa religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento no qual recebemos o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo acontece 60 dias após o Domingo de Páscoa, isso é, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em memória à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacerdócio e o Sacramento da Eucaristia.

Neste dia, são celebradas missas festivas e as ruas de muitas cidades brasileiras são, comumente, ornamentadas para a passagem da procissão, na qual o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo padre e multidões de fiéis o acompanham.

E assim foi nosso agitado Corpus Christi 2017 na Paróquia Santa Teresinha. Venha você também participar de momentos inesquecíveis em nossa comunidade. Você será muito bem-vindo!

167 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page