Acontece na Paróquia  

  • Katia Pazini

Visita da Imagem Peregrina à Paróquia Santa Teresinha: confira como foi esta abençoada semana!


Tivemos a honra de receber aqui, na Paróquia Santa Teresinha, a Imagem Peregrina de nossa querida mãezinha, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, entre os dias 02 e 08 de julho de 2017, por ocasião da comemoração dos 300 anos de sua aparição no rio Paraíba do Sul.

Após acolher, com muita alegria, sua chegada, no domingo, tivemos uma série de atividades durante a semana, que resumimos abaixo para você não perder nenhum detalhe!

04/07 (terça-feira) – Momento Mariano

Disse o Papa Bento XVI, em 12 de maio de 2010: "A oração do terço nos permite fixar o olhar e o coração em Jesus, assim como sua Mãe, que é modelo insuperável da contemplação do Filho". Assim, o primeiro evento da agenda da Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida à nossa paróquia foi a oração do Santo Terço, às 14h, promovido pelo Movimento da Mãe Rainha, Pastoral da Saúde e Grupos de Rua.

O evento teve grande participação dos fiéis, e contamos também com a presença de devotos de outras paróquias da região. Foi um encontro no qual, pela meditação dos mistérios de Jesus, pudemos dedicar um tempo de nossas vidas a estarmos junto a Nosso Senhor e contemplar toda a presença de nossa mãe Maria na vida de seu Filho. Esta atividade foi seguida da Missa da Saúde, onde pudemos também rezar por todos os doentes que tanto necessitam de ajuda.

Já às 19h30, as Pastorais da Catequese, Perseverança, Coroinhas e PASCOM Mirim – que compõem o Setor Kids de nossa paróquia – realizaram o Terço das Crianças com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Na porta de entrada da igreja, havia uma cestinha para que os participantes colocassem suas intenções, sendo que algumas foram lidas durante a oração. Para animar os pequenos, no começo do evento os coordenadores representaram a história da aparição da imagem, com a participação das crianças e utilizando objetos lúdicos.

Após esse momento de descontração, que foi seguido pela recepção e acolhida da imagem, os pequenos começaram a rezar o santo terço. E, a cada Ave-Maria, cada um colocava uma bolinha colorida em marcas feitas no chão. Ao final de cada mistério, o grupo de música cantava uma música dedicada a Nossa Senhora. No fim, as bolinhas formaram um terço no espaço do presbitério, escadas e corredor. Para ajudar as crianças menores, havia um telão com a letra da oração escrita em slides com desenhos infantis. No encerramento, todos rezaram a oração jubilar, o padre Tiago deu a bênção com a imagem e os músicos animaram o restante do evento.

05/07 (quarta-feira) – Nossa Senhora e o Setor Juventude

Na noite deste dia, o Setor Juventude de nossa paróquia reuniu-se para um encontro muito especial: com a Padroeira do Brasil e com o Santíssimo Sacramento! Os jovens acolheram Nossa Senhora Aparecida com muito carinho, pedindo a ela coragem para ajudá-los a crescer e enfrentar todos os obstáculos que a vida certamente apresentará para eles.

Outro momento emocionante foi o testemunho do jovem Junior, coordenador do Setor Juventude da Região Utinga, contando os desafios que teve que vencer em sua vida, propiciando várias reflexões para todos os presentes. A Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento foi intensa: os jovens reuniram-se no presbitério e foram abençoados individualmente pelo Diácono Edmir, cujas palavras tocaram fundo nos corações de todos os presentes.

06/07 (quinta-feira) – Encontro com Nossa Senhora Aparecida

Na continuidade desta agradável visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em nossa paróquia, às 15h foi realizada uma Hora Santa em sua presença. Este momento foi muito especial e contou com a participação do Apostolado da Oração, do Movimento da Mãe Rainha, dos Grupos de Rua, Pastoral da Limpeza, Preservação e Memória e Comissão de Festas. Neste encontro, pudemos pronunciar os títulos de Nossa Senhora e elevar as nossas preces a ela. Também contamos com uma bela reflexão do Evangelho feita pela ministra Janete, que estava animando nossa Hora Santa com belos cantos a Nossa Senhora. Certamente, foram momentos que ficarão gravados em nossos corações.

Às 19h30, reuniram-se em nossa paróquia, dentre outros fiéis, os casais do ECC (Encontro de Casais em Cristo) e da Pastoral dos Noivos, para mais um encontro muito especial com a Padroeira do Brasil e com o Santíssimo Sacramento: a Missa das Famílias. A comunidade acolheu a Imagem Peregrina com muito carinho, pedindo a ela proteção, renovação dos votos do matrimônio e perseverança para vencer os obstáculos que a vida conjugal lhes apresenta.

Contamos com a presença do Padre Miguel, da Paróquia Santo Antônio do Arraial, que reforçou, em sua homilia, a importância da fé e que nunca devemos desistir de nossos objetivos. Ao final da celebração, houve a Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. O sacerdote percorreu todos os bancos da igreja, abençoando os presentes, e fez uma bênção especial para os casais do ECC e o grupo de músicos de nossa paróquia.

07/07 (sexta-feira) – Maria abençoa a Pastoral de Conjunto

Pela manhã, para iniciarmos as atividades do dia, tivemos a Missa em louvor ao Sagrado Coração de Jesus com a presença da Imagem Peregrina. Os fiéis, sobretudo do Apostolado da Oração, puderam demonstrar mais uma vez esta santa devoção.

À noite, os coordenadores e agentes pastorais reuniram-se em nossa paróquia para a Renovação do Compromisso Pastoral. A principal proposta foi intensificar a expressão da unidade, integrando os vários movimentos, ministérios e pastorais de nossa comunidade. Fomos convidados a pedir que Nossa Senhora nos ampare como filhos em nossos projetos e caminhos, para que sejamos uma igreja de portas e braços abertos, sempre muito acolhedores com nossos irmãos. Ao final, após renovarmos nosso "sim" à evangelização, recebemos as bênçãos do Diácono Edmir e, todos juntos, rezamos a Oração Jubilar dos 300 Anos de Bênçãos.

08/07 (sábado) – Envio da Imagem

Tivemos a graça e a alegria de acolher a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa comunidade por uma semana! Foram dias de graças e bênçãos, pois, por meio de Maria, pudemos vivenciar ainda mais o amor de Jesus Cristo. A partir de agora, era o momento de nossa mãe visitar a Paróquia Santo Antônio do Arraial. Em agradecimento à sua presença no meio de nós, os Padres Tiago e Miguel conduziram o terço meditado do Sínodo Diocesano, com a presença dos fiéis das duas paróquias.

Em seguida, a imagem foi conduzida pelos paroquianos em uma linda e alegre procissão pelas ruas do bairro de Santa Terezinha. Chegando ao seu destino, Padre Tiago entregou-a ao Padre Miguel que, em seguida, celebrou a missa em louvor à sua chegada.

Roguemos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, para que não faltem bênçãos à nossa paróquia e a seus projetos de evangelização, às famílias e a todos os que precisam do amor e salvação do seu filho Jesus Cristo!

150 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa