Acontece na Paróquia  

Tríduo Catequético: a cada ano, uma experiência única aos catequistas

Todo ano, no mês de agosto, Mês Vocacional, acontece o Tríduo Catequético, organizado pela Diocese de Santo André. São três dias em que os catequistas são convidados a refletirem e rezarem por suas vidas e sua missão. Em 2017, os encontros ocorreram nos dias 21, 22 e 23. O Tríduo iniciou-se na segunda-feira, com uma formação em nossa paróquia. Na terça-feira, contou com uma missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. E, por fim, na quarta-feira, encerrou-se com o terço luminoso na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

 

A formação em nossa paróquia foi organizada pelas coordenadoras da Catequese Infantil, Isalinda e Tamisie, e contou com a presença do professor Wagner, que discursou com base no Diretório Nacional da Catequese da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e sobre a espiritualidade. Esta formação começou falando sobre a importância da Catequese na vida da criança, pois é uma pastoral de seminário, ou seja, a pastoral de semear coisas: o que for semeado na criança, ela carregará consigo para sempre. E é também uma pastoral de anúncio, para anunciar o Reino de Deus. Por isso, é necessário que se crie uma relação de amor com Deus, pois Ele não é nada além de amor e justiça.

Além disso, foi discutido sobre os desafios que os catequistas encontram em estabelecer uma relação e um diálogo saudável com os pais e as crianças diante de tantas mudanças no mundo, e também de cumprir a missão da Catequese, que é fazer com que as crianças tomem gosto pelas coisas de Deus. Por fim, foi falado sobre o amor, o perdão e a centralidade do projeto de Jesus Cristo, e deixou-se uma pergunta para reflexão: "Quais as coisas que acumulo em meu coração que me separam de Deus?".

 

Na terça-feira, os catequistas da região de Utinga se reuniram na paróquia Nossa Senhora de Fátima para uma missa dedicada a eles, celebrada pelo Padre Odair, que explicou sobre o Evangelho do dia [Lc 1, 26-38], quando Maria aceitou o chamado de Deus – assim como os catequistas presentes o fizeram quando aceitaram essa missão de evangelizar.

 

No terceiro e último dia, os catequistas de todas as paróquias do ABC se encontraram na Catedral do Carmo para rezarem juntos o terço luminoso. A cada mistério, uma região acendia suas velas, e parte das luzes da igreja eram apagadas até o momento em que a catedral era iluminada apenas pelas velas. Foi um momento de oração e muita emoção. Ao final, nosso querido Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, falou sobre a importância do catequista que, além de transmitir a fé e o conhecimento, transmite também o amor. "Nunca se esqueçam, principalmente nas tribulações, que Jesus os ama, e que Jesus os chama, e que Ele sempre os acompanhará em sua missão", finalizou Dom Pedro.

 

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa