Acontece na Paróquia  

  • Katia Pazini – PASCOM Santa Teresinha

Diocese realiza missa de conferição e renovação dos ministérios extraordinários


No último dia 7 de setembro, quinta-feira, das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, alguns integrantes de nossa paróquia viveram um momento especial: 15 leigos receberam a conferição da função de ministros extraordinários. Com isso, nossa comunidade passará a contar com 41 ministros – sendo eles de Culto e Palavra, Comunhão, Bênção e Exéquias.

No ônibus de nossa paróquia, o clima era de muita harmonia e felicidade. As coordenadoras deram as boas-vindas para todos e também houve um momento de oração e agradecimento pelo "SIM" que cada um dos presentes deu para Nosso Senhor Jesus Cristo. A recepção, no local do evento, ficou a cargo de voluntários de diversas paróquias, que entregavam o folheto da missa (ABC Litúrgico) e o Subsídio Formativo, preparado pela Diocese de Santo André. A cerimônia, que contou com mais de 5.700 presentes, foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Em um primeiro momento, houve a cerimônia de Adoração Eucarística, com a invocação do Espírito Santo, além da Exposição e Bênção com o Santíssimo Sacramento. Em seguida, aconteceu o Momento Formativo com o Bispo, que reforçou para todos os presentes que "o serviço ministerial deve ser feito com amor; quem serve à comunidade, serve a Jesus; para todos nós, Deus deve ser uma fonte inesgotável de força e confiança". Antes das orientações finais, Dom Pedro relembrou que "quem se dispõe a servir a Deus deve ser fiel a Ele".

Depois, ocorreu a Celebração Eucarística com conferição e renovação dos Ministérios Extraordinários. Nos ritos iniciais, o animador citou que "os ministros extraordinários são cristãos leigos que, capacitados pelo seu batismo e confirmação, participam no sacerdócio comum dos fiéis e servem à comunidade; este ministério sagrado só deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica e que sejam maduros na fé, dando testemunho de amor e caridade e buscando, a cada dia, corresponder ao que a Igreja espera de cada um".

A Liturgia do dia previu, também, a Entronização da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida e de Santo André. E, durante sua homilia, Dom Pedro falou sobre a forte relação entre o ministério que nos foi confiado e a própria vida e missão da Mãe de Jesus, além de proceder a bênção das vestes.

Receber a investidura não significa ser melhor, mas sim ter responsabilidades a mais: "Deus, na verdade, sempre escolhe o que está escondido para, ali, reservar a Sua Graça; as coisas extraordinárias acontecem na simplicidade". Tendo consciência disso, restou-lhes responder como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra!".

Especificamente para os ministros da Paróquia Santa Teresinha, outro momento emocionante foi o carinho com que nosso pároco, Padre Tiago, teve em distribuir a comunhão para cada um. E, para finalizar, registrou-se este momento especial com uma linda foto da nova equipe de ministros em frente à nossa Paróquia!

Mensagem das coordenadoras para os ministros extraordinários da Paróquia Santa Teresinha:

A você, ministro.

Ser ministro é um serviço, um desafio e uma bênção.

É um serviço porque faz com que você se coloque à disposição de sua comunidade de fé e vida.

É um desafio porque exige que você dê o melhor de si em favor dos outros.

É uma bênção porque, ao abrir-se ao próximo, você permite que Deus cumule com Suas graças.

Se é verdade que você terá que renunciar a algumas de suas atividades pessoais, familiares e sociais, também é verdade que se sentirá profundamente recompensado ao descobrir que estará fazendo a sua parte como cristão leigo e, ainda, auxiliando o sacerdote em sua missão.

Esperamos que você, ao assumir o ministério, faça-o de todo o coração e descubra a alegria de dizer SIM: a Deus, que o vocaciona; à Igreja, que o envia; e à comunidade, que saberá ser-lhe grata por sua generosidade.

Deus abençoe sua vida e seu ministério. Parabéns!

Com carinho,

Mercedes e Suely.

78 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa