Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

2° dia do Tríduo de Santa Teresinha: Padre Romeu abençoa os jovens na Festa dos Mensageiros de Deus


Na sexta feira, 29 de setembro, foi realizado o segundo dia do Tríduo em preparação para a Festa de Santa Teresinha. A celebração contou com a presença do Padre Romeu Leite Izidório, da Paróquia Santa Teresinha de São Bernardo Campo – Centro.

Com sua expressão serena e sorridente, Padre Romeu deu início à Santa Missa e, durante a saudação, disse: "Bendito seja Deus que nos reuniu neste dia em que celebramos os Mensageiros de Deus e nos preparamos para a Festa de nossa Padroeira. Hoje, de modo especial, teremos a participação de nossos jovens; que suas orações se elevem aos céus como uma fumaça. Esta é a função do incenso, uma fumaça que sobe aos céus e exprime nossas orações. Hoje, estamos colocando o Setor Juventude desta comunidade na presença de Deus; que os nossos pedidos se juntem às intenções destes jovens".

Em sua homilia, o celebrante falou sobre a importância do Tríduo e que, nestes dias, devemos ter no coração uma coisa muito importante: a preparação. "Este Tríduo, na Igreja, significa que algo tão grande está vindo que, se não fizermos uma preparação, aquilo passa sem percebermos. E já estamos no segundo dia, o que significa que estamos no meio do caminho. É tempo de percebermos o porquê de estarmos aqui, e nada melhor do que percebemos isso tendo, hoje, uma Festa na igreja, a Festa dos Mensageiros de Deus. Deus inspira pessoas, e estas pessoas falam em nome de Deus e trazem Sua mensagem", instruiu o sacerdote.

Padre Romeu também lembrou que, quando vamos ao encontro do próximo e dizemos uma coisa boa para ele, nós estamos sendo mensageiros de Deus. E nos explicou, ainda, sobre as três formas de mensagem: a forma Rafael, a forma Gabriel e a forma Miguel, fazendo referência aos Santos Arcanjos.

LEIA A HOMILIA DO PADRE ROMEU NA ÍNTEGRA

Os jovens presentes na celebração organizaram uma procissão para o momento do Ofertório. Adentraram pelo corredor central levando a Bíblia Sagrada, que representava a Palavra de Deus, além das iniciais JMJ, simbolizando a Jornada Mundial da Juventude. A jovem Carolina Claudino entrou vestida de Santa Teresinha, levando em suas mãos uma rosa vermelha. E, por último, foram conduzidas até o presbitério as velas que iluminam nossa vida. Todas estas ofertas foram colocadas à frente do altar.

No momento da paz, os jovens foram convidados a subirem ao presbitério para darem um abraço carinhoso no Padre Romeu. E para finalizar esta Santa Missa, toda a juventude presente na igreja foi aspergida com água benta, sendo abençoada com uma linda oração.

VEJA AS FOTOS DO 2º DIA DO TRÍDUO

Sobre os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel - Seu nome possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus?". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento, o profeta Daniel chama São Miguel de "príncipe protetor dos judeus", enquanto que, no Novo Testamento, ele é o "protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja" – já que, até a segunda vinda do Senhor, estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve, então, um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu" (Ap 12, 7s).

São Gabriel - O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré. O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'". A partir daí, São Lucas narra, no primeiro capítulo de seu Evangelho, como se deu a Encarnação.

São Rafael - Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobias. Este arcanjo, de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus", restituiu a vista do piedoso Tobias e nos demonstra que sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé, diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tb 5, 4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogueis por nós!

Referência: Santo do Dia - Canção Nova

104 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa