Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

No dia de São Benedito, comunidade celebra Missa em Ação de Graças pelos Ministros Instituídos e Ren


Na quinta-feira, 06 de outubro, celebramos a Missa em Ação de Graças pelos Ministros Instituídos e Renovados. Rezamos, também, pelo Sínodo Diocesano e pelo Dia de São Benedito.

A história de São Benedito tem muito a nos inspirar. Aos 18 anos, decidiu consagrar-se ao Senhor. Aos 21, ele vendeu tudo o que tinha e se tornou um eremita franciscano. Após algum tempo, o Papa Pio IV pediu aos eremitas que se juntassem a qualquer ordem religiosa afim de unificar a ordem franciscana. Benedito foi para um mosteiro, assumindo um trabalho humilde: o de cozinheiro. Por este motivo, foi apelidado como o Santo Protetor da cozinha e dos cozinheiros.

A maior lição de São Benedito é a obediência. Isso se confirma ao longo de sua trajetória: primeiro, ao ouvir a voz de Deus e atender seu chamado para o serviço; e, então, quando a Igreja pede que todos se reúnam a congregação, ele volta para a vida em comunidade e trabalha como cozinheiro, serviçal de sua congregação.

Além deste exemplo, a liturgia do dia citou o sacerdote Esdras, que leu a Palavra de Deus desde o amanhecer até o meio-dia [cf. Ne 8] e os setenta e dois discípulos que Jesus escolhe no Evangelho [Lc 10] para serem enviados de dois em dois aos povoados onde Ele não pode ir. Todos nós, batizados, somos também chamados pelo próprio Deus. É Deus Quem forma, chama e envia cada um de nós, conduzindo a nossa vida. É preciso estar atento para ouvi-Lo. Não podemos ter medo de atender ao Seu chamado nem de assumir responsabilidades, afinal "Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos"!

Para que Deus está te chamando? Celebramos, neste dia, aqueles que atenderam ao chamado de Deus com serviço, dedicação e entusiasmo pelo ministério. Ser ministro é uma missão de fé e amor ao próximo. Os ministros são instrumentos de Deus na nossa Igreja que servem e auxiliam os sacerdotes. Existem diferentes ministérios:

- Os Ministros da Comunhão distribuem a comunhão aos fiéis e também aos enfermos;

- Os Ministros das Exéquias levam a esperança da ressurreição para consolar aqueles que sofrem pela perda de um ente querido;

- Os Ministros da Bênção celebram a bênção de Deus a todos aqueles que a pedem;

- Os Ministros do Culto e da Palavra celebram a Palavra de Deus na ausência de um ordenado.

Ao final da celebração, os ministros rezaram a Oração do Ministro Extraordinário da Eucaristia que traziam consigo, afirmando a Deus e a Igreja seu sim quando disseram "Eis-me aqui". Então, recebemos a bênção do próprio Cristo Jesus pelo Santíssimo Sacramento.

Que Deus envie cada vez mais trabalhadores para a nossa messe e que todos nós levemos o Reino de Deus a todos os lugares!

VEJA ALGUMAS FOTOS DA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS MINISTROS!

Fonte consultada: site Cruz Terra Santa

42 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa