top of page

  Acontece na Paróquia  

  • João Henrique Muniz – PASCOM Santa Teresinha

Assembleia do Sínodo Diocesano define prioridades para a Igreja no ABC em 2018


No último dia 15 de novembro, quarta-feira, representantes de todas as paróquias da Diocese de Santo André se reuniram no Externato Santo Antônio, em São Caetano do Sul, para a Assembleia do Sínodo Diocesano, que foi iniciado no final do ano passado. O clero, juntamente com os leigos coordenadores de movimentos e pastorais, discutiu, à luz do tema "O sonho missionário de chegar a todos" (Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, n°131), as prioridades para a Igreja no ABC no ano de 2018.

As três prioridades sobre as quais todas as igrejas da Diocese de Santo André irão trabalhar permeiam os seguintes temas:

1- Ação Missionária Permanente para fortalecer a presença da Igreja, com o objetivo de chegar aos mais pobres, nas periferias, aos cristãos mais afastados e doentes, aos que necessitam de acolhida;

2- Acolhimento em suas duas dimensões importantes (Cultura e Espiritualidade); e

3- Ser uma Igreja em Saída e em Estado Permanente de Missão, com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã e inclusão e abertura para todos e todas.

O Sínodo foi uma boa iniciativa de nossa Diocese, motivada também pelas visitas missionárias do Bispo Dom Pedro Carlos Cippolini ao decorrer do ano de 2016, nas quais sentiu-se a necessidade e momento oportuno para a realização deste grande debate sobre os próximos passos da Igreja local.

Durante o ano de 2017, a Paróquia Santa Teresinha teve, em sua liturgia, o hino e a oração do Sínodo, reforçando a sua importância na vida e na continuidade dos trabalhos da paróquia. Além disso, a participação dos leigos fortaleceu e buscou aproximar a Igreja de todos aqueles que presenciam, no dia a dia, as necessidades de um mundo que precisa de partilha da Palavra e do Pão. É relevante que a comunidade se enxergue dentro da realidade do Sínodo Diocesano e perceba sua importância para traçar metas para os próximos anos, com o objetivo de ser uma Igreja ainda mais acolhedora e responsável.

Nossa comunidade paroquial recebe com carinho a missão de levar o Cristo aos mais necessitados, observando suas individualidades de cultura e espiritualidade, sendo uma Igreja em saída e aberta a se aproximar daqueles que mais precisam. Que este Sínodo dê muitos frutos para o futuro da Igreja!

84 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page