top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Daniele Vieira – PASCOM Santa Teresinha

Advento: tempo de espera, reconciliação e perdão


Esta semana, na Igreja Católica, inicia-se o Tempo do Advento - em latim "adventus", que significa "a vinda" -, tempo de reconciliação, perdão, preparo e espera pela chegada do Senhor. Começamos o Ano Litúrgico com o Advento, momento de renovar as esperanças, educar nossa fé e iniciar o novo ano com um coração mais puro, repleto de amor e pronto para receber Jesus.

"O Advento é um tempo marcado por duas figuras importantíssimas, que preparam a vinda de Jesus: a Virgem Maria e São João Batista. Na primeira parte do Advento, é São João Batista que nos convida à conversão, que nos convida a mudar de vida, enquanto que, na segunda parte, já é a Virgem Maria, na reta final em que a gente já começa a olhar para o Natal. São os dois precursores de Jesus, os que correram antes para preparar o caminho", afirma o padre Paulo Ricardo.

Durante as duas primeiras semanas, nos preparamos para o nascimento de Jesus, e durante as duas últimas, o Advento nos prepara para a celebração do Natal. A visita de Deus vem para converter nossos pensamentos e atingir o nosso coração de forma a nos transformar de um modo geral. Somos convidados, primeiramente, a aprender a estar com Jesus para que, então, Ele possa renovar nossa vida.

Entre os símbolos deste tempo litúrgico estão:

A Coroa do Advento – Em sua forma de círculo, representa a eternidade. As cores utilizadas, geralmente, são o verde, que significa esperança, e o vermelho, simbolizando o amor de Deus aos homens.

Velas – Nos quatro domingos que antecedem o Natal são acesas velas, que representam purificação e a nossa preparação para a chegada de Jesus.

Luzes – Como as velas, simbolizam que Jesus é a Luz do Mundo.

Árvore de Natal – Na Igreja, o significado da árvore é referente ao Reino de Deus, com galhos e frutos coloridos, inaugurada com o nascimento de Jesus.

Presépio – Obra de São Francisco de Assis, em 1223, que quis recriar a cena do nascimento de Cristo.

A Estrela – Simboliza o sinal enviado para guiar os magos do oriente até Jesus.

Papai Noel – Representa a figura de São Nicolau, conhecido por sua generosidade e carinho para com os pobres.

Missa do Galo – O nome da missa se deu por conta do horário em que era celebrada: da meia-noite às 3h da madrugada (em Roma, a hora do Galo). Hoje, esta missa foi antecipada na maioria dos lugares, principalmente por conta da segurança. Mas no Vaticano ela ainda é celebrada à meia-noite.

Sinos – São tocados em muitas igrejas em datas festivas. No Natal, nos recordam o nascimento de Jesus, Salvador, que se fez homem e viveu entre nós, deixando Sua mensagem de Paz e Amor.

Ceia de Natal – Rememora a última ceia, quando Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia.

Presentes – Representam o grande presente que ganhamos no Natal: Jesus!

Durante o Tempo do Advento é importante perseverar e não desanimar perante as dificuldades que aparecerem no caminho; confiar sempre em Deus, que não nos abandona em meio às tribulações; viver cada momento de reflexão, participando das missas e, em cada homilia, preparando o coração para a chegada de Cristo. Assim, vamos sendo moldados para acolher Jesus e, também, nos preparando melhor para o Natal. Mesmo com as distrações da época, precisamos recordar sempre que o foco principal desta data é Jesus.

424 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page