Acontece na Paróquia  

Ação com CPP e CAEP para o Ano do Laicato marca 2º Domingo do Advento

No dia 10 de dezembro de 2017 a Igreja Católica celebrou o 2º Domingo do Advento, tempo de reflexão em espera ao nascimento de Jesus Cristo. E tivemos uma série de acontecimentos em nossa paróquia para relembrarmos e, acima de tudo, vivenciarmos tão importante data, dentre elas uma ação com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e o o Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP) sobre o Ano do Laicato

 

Logo no início da missa, foi recebida a 2ª vela do Advento, de cor roxa. Ela nos convida à reconciliação com Deus, ao desejo de conversão, arrependimento de nossos pecados e também ao compromisso de prepararmos, assim como João Batista, o caminho do Senhor que virá - o que se apresentou bem aderente à Liturgia da Palavra deste dia. Em sua homilia, Padre Tiago questionou o que deve ser purificado em nossa vida neste clima de preparação para o Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo, focando qual o verdadeiro motivo desta data. E, no processo de espera de diversos pontos de nossa vida, devemos ter paciência, pois o tempo de Deus é diferente do nosso.

Ao fim da missa, o pároco chamou ao presbitério representantes do CPP e CAEP. Ambos são conselhos consultivos de nossa paróquia que se reúnem com nosso pároco mensalmente para debater questões importantes da comunidade. O CPP trata de assuntos relacionados a trabalhos e estratégias de evangelização, abordando dificuldades das pastorais, calendário da igreja, formações e eventos especiais, entre outras questões. Já o CAEP zela pela organização administrativa e financeira da paróquia, sendo responsável, por exemplo, pela recente realização do inventário da igreja (listagem e documentação de todos os bens da paróquia), seguro da paróquia, questões burocráticas e documentais, bem como outros aspectos relacionados à reforma e elaboração de planta da igreja, pensando na manutenção do que já foi construído.

 

E o motivo de realizar esta ação foi o início do Ano do Laicato, aberto em 26 de novembro de 2017 e que terá duração de 1 ano. Ele tem como tema: "Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino" e como lema: "Sal da Terra e Luz do Mundo".  O Ano do Laicato visa reforçar a importância do leigo e trará ações para recolocar o batizado como protagonista da Igreja.

Aqui na Diocese de Santo André, nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini solicita que iniciemos este Ano valorizando estes dois principais conselhos das paróquias. E, a seu pedido, foi entregue um documento aos integrantes do CPP e CAEP: "Conselhos Pastorais e Administrativos: Estatutos e Orientações", elaborado pelo bispo em parceria com o Conselho Diocesano de Pastoral e com o Conselho de Presbíteros. A partir deste momento, estes conselhos paroquiais, juntamente com o pároco, estudarão este material para aplicar em nossa igreja, de modo a melhorar ainda mais a gestão da paróquia.

 

Oremos pelas lideranças de nossa igreja, para que tenham força e perseverança nessa caminhada. E que este Tempo do Advento propicie ainda mais a reflexão também sobre os futuros de nossa igreja.

Fonte de pesquisa: 

• Igreja no Brasil se prepara para abertura do Ano do Laicato

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa