Acontece na Paróquia  

Paróquia Santa Teresinha: 78 anos de Evangelização!

Neste dia 25 de janeiro de 2018, a Paróquia Santa Teresinha está completando 78 anos de evangelização! Veja, a seguir, um pequeno resumo de nossa história:

 

Oficialmente, a Paróquia Santa Teresinha foi criada no dia 25 de janeiro de 1940 e seu primeiro pároco foi o padre Dario de Moura. Antes, porém, em 1934, já havia uma capela que daria origem ao bairro Santa Terezinha. Era uma construção simples que servia de local para reunião dos católicos já residentes nas imediações.

 

A família Braghetto foi uma das primeiras a morar no bairro em formação, desde novembro de 1927. Após a construção da capela, Dona Ignês Braghetto assumiu o compromisso de reunir a comunidade para a prática de atividades litúrgicas na ausência do sacerdote. Ao término das reuniões, a imagem de Santa Teresinha, por precaução, era transferida para sua residência. O doador desta imagem foi o Sr. Donini, engenheiro italiano que loteou o bairro de Santa Terezinha. Foi ele também quem idealizou a igrejinha, e tanto esta quanto a imagem eram iguaizinhas às que ele conhecia na Itália.

 

Uma vez por mês, um padre vinha celebrar a missa na capela. Nosso primeiro coroinha foi o filho de Dona Ignês, o Sr. Alcides Braghetto.

 

Em 1938, Pe. Dario começou a construção da nova igreja, integrando a antiga capela que já existia no local (Al. São Bernardo). Dizem que Pe. Dario solicitava contribuições a famílias abastadas para as obras da igreja, o que ajudou a concluir a obra em tempo relativamente curto e também levantou fundos para a aquisição de um sino e um relógio. No entanto, foram adquiridos dois sinos e faltou verba para o relógio.

 

Diversas imagens hoje presentes em nossa paróquia também foram adquiridas pelo Pe. Dario, sendo a de São Sebastião uma das mais belas. O sacerdote permaneceu como nosso pároco por 12 anos! À época, as quermesses da Paróquia Santa Teresinha – realizadas no mês de outubro – eram um sucesso! Talvez devido ao fato de ser a única paróquia existente na região. Mas, respeitadas as proporções, este sucesso permanece até os dias de hoje.

 

Já com novo pároco, o padre Vitautas Kavolis, conhecido por Pe. Vito, em 15 de abril de 1951 foi lançada a pedra fundamental para a construção do Salão Paroquial (hoje Centro Pastoral). Com intuito de utilizar o salão como forma de renda para as obras da igreja, criou-se o Cinema Santa Teresinha. Este, porém, não tinha como concorrer com o Cine Urupema, mais antigo no bairro, e teve vida curta. Enquanto o salão paroquial estava em construção, era executado também o projeto da casa paroquial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E, em 24 junho de 1956, foi iniciada a construção da paróquia onde se encontra hoje!

 

Quase quatro anos mais tarde, em 07 de março de 1960, foi possível transferir as celebrações para a nova igreja, dando início à demolição da antiga capela - fato que até hoje é lamentado pelos moradores do bairro. Então, de acordo com o Semanário News Seller, "Com a presença de Dom Jorge Marcos de Oliveira, dia 19 de março foi feita a Bênção Solene do novo Santuário de Santa Teresinha. O novo templo, que mede 48 m de comprimento e 24 m de largura, constitui-se o maior existente no ABC. Hoje, 27 de março, às 18h, será transladada a imagem da padroeira, da igreja velha para o novo santuário".

Na Semana Santa de 1963 foram construídos palanques no trajeto a ser percorrido pela procissão, para representação de quadros vivos. Foi um espetáculo emocionante!

 

Após o Golpe Militar de 1964, houve grande desemprego. Os padres da época, os franceses José Mahon e Pedro Jourdanne, paralisaram então as obras da igreja para arrecadação de fundos, no intuito de ajudar as famílias necessitadas. A construção da paróquia foi retomada em julho daquele ano.

 

Em meados de 1978, padre Benno adquiriu nosso presépio na casa Bovi – este, todo restaurado em 2017. Na mesma época, o sacerdote também comprou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a de Jesus Crucificado (que fica acima do presbitério), ambas em um fábrica de Guarulhos. A entronização da imagem de Jesus Crucificado foi realizada por Dom Jorge Marcos de Oliveira (então bispo da Diocese de Santo André) e o pároco.

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1984 foram instalados os murais de azulejo que reproduzem as estações da Via-Sacra. De 1990 a 1993 houve grande reforma em nossa paróquia. De 14 a 21 de setembro de 1996, a comunidade paroquial de Santa Teresinha recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

 

Em 18 de maio de 1997 foram iniciadas as comemorações do 1º centenário da morte de nossa padroeira, com diversas atividades ao longo do ano e tríduo nos dias 25, 26 e 27 de setembro, como preparação para o encerramento da festa. E em 12 de Setembro de 1998, outro grande fato para a história da paróquia: às 8h, recebemos a urna com as Relíquias de Santa Teresinha!

 

Em janeiro de 2000, o Pe. Jorge Wasilewsky assumiu como novo pároco. Ele ficou conhecido como "padre construtor", já que, durante seus quase 14 anos à frente da comunidade de Santa Teresinha, reformou a igreja inteira, mandou fazer andores novos, um altar maior, trouxe várias peças novas, além de trocar todo o piso e também os bancos. Em fevereiro de 2011, quando um raio atingiu nossa paróquia, todo o teto (que havia sido reformado em 1999) também teve de ser trocado. E, depois, em maio do mesmo ano, lustres novos foram colocados.

 

O padre Jorge faleceu em 21 de agosto de 2014. E, em 13 de dezembro de 2014, o padre Tiago Silva tomou posse! Em 25 de janeiro de 2015, a Paróquia Santa Teresinha celebrou seu Jubileu de Brilhante: 75 anos de evangelização! A comemoração aconteceu junto com as festividades da padroeira, em outubro daquele ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 14 de maio de 2016, a paróquia participou da Romaria Diocesana ao Santuário de Aparecida, para buscar a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, por conta do Ano Mariano de 2017, no qual se completaram os 300 anos de sua aparição no Rio Paraíba do Sul. Para comemorar esse momento histórico, uma réplica da imagem visitou as dioceses de todo o Brasil.

 

Antes de voltar para a França, Padre José Mahon – nosso pároco por 10 anos, de 1961 a 1971 – fez questão de despedir-se de nossa comunidade com uma celebração repleta de emoção, boas lembranças e alegria, no dia 17 de setembro 2016.

 

Na manhã do dia 1º de outubro de 2016, foi realizada na Paróquia Santa Teresinha a Missa de Abertura da Visita Pastoral Missionária e o envio dos missionários da Região Utinga. Nossa igreja foi escolhida para ser o ponto de partida desta jornada por dois motivos: primeiro, pois nesta data é comemorado o dia de Santa Teresinha; e, segundo, porque ela é a Padroeira das Missões, fato que tem intrínseca relação com a temática da Visita Pastoral e com o mês de outubro. Nosso bispo atual, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a celebração, acompanhado pelos párocos de nossa região.

 

Em 29 de outubro de 2016, movimento da Mãe Rainha celebrou 18 anos de existência em nossa paróquia. Em 04 de fevereiro de 2017, a Perseverança retomou suas atividades na comunidade. Em 20 de maio de 2017 foi a vez do Grupo de Jovens retomar suas atividades, com encontros quinzenais aos sábados.

 

Entre os dias 02 e 08 de julho de 2017, a Paróquia Santa Teresinha recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Foi uma semana de muita evangelização, com oração do santo terço, hora santa, momentos de espiritualidade e festividade. A imagem veio em carreata da Paróquia Santa Maria Goretti e foi levada em procissão por nossa comunidade até a Paróquia Santo Antônio (Arraial).

 

No mês de agosto de 2017, completou-se três anos que nosso querido Padre Jorge foi para a morada do Pai. E, como forma de homenagem, a Pastoral da Preservação e Memória preparou, com muito carinho, uma exposição para que os paroquianos conhecessem e recordassem um pouquinho de sua vida. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E nossa história não para...

 

PARABÉNS À PARÓQUIA SANTA TERESINHA POR SEUS 78 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO! ESTA FESTA É DE TODA A COMUNIDADE QUE FEZ E FAZ A NOSSA HISTÓRIA!

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa