Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Missa em louvor à Nossa Senhora de Lourdes conta com oração pelos doentes e Unção dos Enfermos


Neste último fim de semana – sábado, dia 10/02, e domingo, dia 11/02 – as missas foram especiais em nossa paróquia: louvamos à Nossa Senhora de Lourdes, considerada a protetora dos enfermos.

Dando início à santa missa, o animador nos falou que o Senhor nos acolhe, revelando o Seu amor que supera toda divisão ou exclusão. É o Deus compassivo que, em Jesus, tornou-se próximo de nós. Sendo assim, rezamos por aqueles que sofrem enfermidades do corpo e da alma e, pela intercessão de Maria, desejam renovar sua fé em Deus.

Durante o ato penitencial, pedimos o perdão e a misericórdia do Senhor por todas as vezes que não fomos capazes do convívio com os nossos enfermos, pois a liturgia desta santa missa nos convida a irmos ao encontro dos doentes e a confiarmos em Deus. Nosso comportamento deve ser tal que, diante de uma enfermidade, não precisemos nos revoltar, mas lembrar que o Senhor nos ama e deseja tocar as nossas feridas do corpo e da alma.

Durante a homília, Padre Tiago ressalta que, neste dia, toda a Igreja se une para fazer memória de Nossa de Lourdes, que é padroeira e intercessora de todos os doentes. Nossa Senhora que, no fim do século XIX, apareceu para uma jovenzinha em um pequeno povoado na cidade francesa de Lourdes e pediu a ela que fosse a uma gruta para rezar durante 15 dias. No último dia, a mãe de Jesus se apresentou como a Imaculada Conceição e pediu para aquela jovem - Santa Bernadete - que ali fosse construída uma igreja, um local de refúgio para todos aqueles que buscassem o seu filho Jesus. Nosso pároco também nos falou sobre a emoção que sentiu naquela cidade, uma cidade espiritual, onde todos falam a mesma linguagem: a linguagem do amor, da acolhida, da solidariedade. Durante o ofertório, tivemos a entrada do óleo da Unção dos Enfermos, colocado junto à imagem da Imaculada Conceição, que se encontrava no presbitério.

Ao fim da missa, antes da bênção final, Padre Tiago nos deu uma pequena Gota de Catequese, explicando à toda comunidade que a Unção dos Enfermos é um Sacramento, o qual é recebido por pessoas com doenças graves, diagnosticadas pelos médicos, e que cada pessoa somente pode recebê-lo a cada 6 meses. O pároco também explicou que poderiam se aproximar para serem abençoadas aquelas pessoas que quisessem uma oração por sua saúde, embora não se caracterizasse como a Unção dos Enfermos. Ou seja, este momento de bênção, que ocorreu após a missa, foi aberto a todos.

Foi um belo momento de devoção dos presentes, além de ser uma oportunidade de inclusão de tantos que se sentem impotentes perante uma dificuldade física. Que Nossa Senhora de Lourdes e Santa Teresinha intercedam por todos aqueles que necessitam de graças celestes.

VEJA O ÁLBUM DA MISSA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES!

98 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa