Acontece na Paróquia  

  • Maristela Festucci - PASCOM Santa Teresinha

Via-Sacra 2018 medita sobre conceitos de violência e justiça


No dia 16 de fevereiro, primeira sexta-feira da Quaresma, nossa paróquia iniciou a Via-Sacra, atividade tradicional deste tempo litúrgico, que acontece na igreja em todas as sextas-feiras do período quaresmal, em dois horários: às 15h e às 19h30. O exercício da oração e meditação sobre o Calvário e sacrifício de Jesus nos ajuda a entender melhor o significado de sua Paixão e também nos permite refletir sobre nossa vida e nossas ações.

No início da Via-Sacra, o Padre Tiago dá uma breve explicação sobre os procedimentos a serem seguidos. Dentre eles, que os fiéis se revezem ao segurar duas velas e a cruz durante o percurso, para que todos os presentes participem. Ao longo das 15 estações da Via-Sacra, a comunidade vai parando em cada arte representativa do caminho percorrido pelo Senhor, que estão nas paredes que circundam nossa paróquia. Cada estação é lida por um paroquiano diferente, seguindo o subsídio litúrgico preparado pela nossa Diocese. Toda a caminhada é embalada pelos grupos de música, que também se revezarão nos encontros para acompanhar cada evento, durante toda a Quaresma. Ao final, todos se enfileiram para beijar a cruz e o padre Tiago termina o encontro com a bênção final.

A Via-Sacra é, costumeiramente, ligada à Campanha da Fraternidade, cujo tema em 2018 é "Fraternidade e Superação da Violência". Em todas as estações, eram lembrados temas como: violência doméstica, sexual, contra o trabalhador rural; violência no trânsito, das autoridades, da intolerância contra as religiões minoritárias; o preconceito e a coesão social, a violência contra nós mesmos e contra a natureza.

Enquanto nosso olhar acompanha o Calvário de Jesus nas gravuras, nosso coração reflete sobre nossos gestos de violência ou omissões, e somos chamados a repensar nossas atitudes, pois uma palavra amarga, muitas vezes fruto da frieza das Redes Sociais, por exemplo, também é uma violência contra o irmão. Assim como a falta de compreensão e a dificuldade que, muitas vezes, temos em separar "justiça" de "vingança".

Que nossa participação na Via-Sacra, nesta Quaresma, nos converta e nos ajude a superar o conceito de justiça, que diz que todo mundo deve pagar pelo que faz. Afinal, somos todos irmãos.

VEJA AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DA VIA-SACRA

219 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa