Setor Kids realiza a Via-Sacra das Crianças
O Setor Kids de nossa paróquia, composto pelas pastorais da Catequese, Coroinhas e Perseverança, realizou, na manhã de sábado, 17 de março, a Via-Sacra das crianças. Diferente do ano anterior, quando este evento ocorreu no Salão Paroquial, este ano, a Via-Sacra das Crianças aconteceu dentro da igreja.
O encontro se iniciou com uma breve explicação da coordenadora da Catequese, Isalinda Iglesias, sobre o que é a Quaresma. Em seguida, ela perguntou quais são as três atitudes que devemos ter durante este período e as crianças responderam, prontamente, que é tempo de jejum, oração e caridade. Então, ela explicou como seria a Via-Sacra e, em seguida, os pequenos foram convidados a passarem em cada estação para observar os quadros expostos, que mostram o caminho da Cruz de Jesus Cristo, e refletir sobre Sua morte e ressurreição.
Durante todo o momento de oração, as crianças participaram efetivamente: carregando a cruz e as velas, fazendo as leituras e cantando. As músicas foram preparadas pelo ministério Amigas Pela Fé, que contou com a participação especial da Magali, mãe de uma das crianças da Catequese, e dos catequizandos Heitor e Lucas. Foi muito bonito ver a interação de todos ao cantarem juntos!
Além disso, este ano, o convite foi aberto aos pais, permitindo que pudessem acompanhar seus filhos neste momento de oração. Foi uma grande oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Setor Kids e de se aproximar um pouco mais da vida de seus filhos nesta caminhada de fé.
A Via-Sacra se encerrou com a música "Amar como Jesus Amou", que foi cantada por todos os presentes, tornando o momento muito emocionante. Por fim, o catequista Leandro fez a oração final.
Momentos como a Via-Sacra das Crianças são de extrema importância para trabalhar nelas a espiritualidade, pois nesta idade, muitas vezes, não se tem uma compreensão clara de tudo o que aconteceu com Jesus, especialmente no tempo da Quaresma. Por isso, precisamos educá-las de forma simples e lúdica para que possam entender e vivenciar todo o período quaresmal e celebrar a Ressurreição de Cristo.
"Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar" (Pr 22, 6).