Acontece na Paróquia  

Missa de Ramos dá início à Semana Santa 2018

Na manhã do dia 25 de março, mais precisamente a partir das 9h30, nossa comunidade se reuniu para celebrar o início da Semana Santa 2018 com a Missa de Ramos, que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, durante a qual o povo local o aclamava com ramos de oliveira em suas mãos. Jesus, em sua humildade, chegava àquela cidade montado em um jumentinho e sabia de tudo que deveria passar a partir daquele momento para que os desígnios do Pai pudessem se cumprir. E sabia que aquele mesmo povo que neste momento o recebia com aclamações, seria o mesmo que pediria sua crucificação posteriormente.

 

O início da celebração, em nossa paróquia, ocorreu do lado de fora da igreja, no meio da praça Rui Barbosa. Ali já estava instalada uma estrutura de som especialmente preparada pela Pastoral do Som e pela Pastoral São José de nossa comunidade. O sol estava forte, mas isto não foi motivo para espantar os fiéis ali presentes, que puderam cantar alegremente cânticos especiais para o dia: "Tu és o Rei dos Reis" e a tão conhecida "Hosana, hei! Hosana, ha!".

 

Padre Tiago realizou os ritos iniciais da missa e realizou a bênção e aspersão dos ramos. Todo este rito pôde também ser acompanhado através do Facebook de nossa paróquia, através de transmissão ao vivo (live). Ao fim deste momento, houve a proclamação do Evangelho externo e, a seguir, procissão de entrada da comunidade à igreja, onde puderam clamar fortemente "Hosana, hei! Hosana, ha!". A igreja ficou repleta de fiéis, que balançavam seus ramos com bastante alegria.

Seguiu-se, a partir deste momento, uma linda celebração, com leituras que relembravam o sofrimento pelo qual Jesus viria a passar. Isaías, em um trecho de seu livro – a leitura do servo sofredor [Is 50, 4-7] –, aborda, profeticamente, que o Senhor deu língua adestrada a seu servo para que ele dissesse palavras de conforto à pessoa abatida; que, como discípulo do Senhor Deus, não se desviaria das provações – bofetões e cusparadas – pois, afinal, o Senhor é seu auxiliador e ele não sairia humilhado de toda esta situação de escárnio.

 

O momento do salmo (Salmo 21) recordou a profecia do que ocorreria com o Messias, através de seu conhecido refrão "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?". Já a Segunda Leitura, de São Paulo aos Filipenses [Fl 2, 6-11], relembrou o sofrimento de Jesus desde antes do Calvário, com sua obediência até a morte de cruz. Finalizou, citando que "ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra". O Evangelho trouxe a leitura dos momentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos, desde o momento do interrogatório de Pilatos até a morte de nosso Salvador.

Em sua homilia, Padre Tiago ressaltou que nosso coração deve se voltar para o real sentido da festa que celebramos nesta semana, deixando que Deus nos acompanhe em cada momento. Nos recordou a importância dos profetas que foram essenciais para o anúncio da vida do Messias que, por sua vez, nos daria em Sua passagem pela terra, um Evangelho que nos dá ensinamentos de amor, misericórdia e justiça. E, como discípulos, somos chamados a realizar o anúncio desta Boa Nova, dos valores do Santo Evangelho. Disse também que somos convidados a sermos profetas, a testemunhar a nossa fé, a anunciar os valores do Evangelho e defender tudo que é contrário ao projeto de Deus.

 

ACESSE AQUI A HOMILIA COMPLETA DA MISSA DE RAMOS

 

E este é apenas o início desta santa semana, muitas celebrações ainda nos aguardam! Venha participar conosco destes belos dias, que dão sentido à nossa fé. Serão momentos emocionantes e inesquecíveis, que o farão se encontrar cada vez mais com o Senhor e com sua religião. Consulte nossa programação. Aguardamos você e sua família!

VEJA TODAS AS FOTOS DO DOMINGO DE RAMOS

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa