Acontece na Paróquia  

  • Rafael Lucas – PASCOM Santa Teresinha

Especial Semana Santa 2018 | Procissão do encontro relembra as dores da Mãe de Jesus


Pela primeira vez em nossa comunidade, foi realizada, na Quarta-feira Santa, 28 de abril, a Procissão do Encontro, relembrando a caminhada de da Mãe de Jesus junto a seu filho amado, enquanto rumava até o Calvário.

Este lindo momento iniciou-se com a oração do Santo Terço, conduzido pelo Padre Tiago. As mulheres ficaram de um lado da igreja, os homens do outro e, durante as orações, cada trecho era dividido entre eles. O terço rezado na ocasião foi o das Sete Dores, em que são pronunciadas apenas sete Ave-Marias. Este terço nos leva a refletir sobre o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus e sobre as dores de Nossa Senhora.

Logo após o terço, foi iniciado o momento da Procissão do Encontro, no qual as mulheres, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores, saíram pela porta lateral da igreja e os homens, levando a imagem de Nosso Senhor dos Passos, saíram pela porta central. Acompanhando as mulheres, uma jovem representava Verônica. Com os homens, havia dois jovens vestidos de guardas. Ao final, as duas procissões se encontraram na praça, em frente à igreja. Neste momento, houve uma breve encenação de Verônica com o pano em que teria ficado gravada a imagem da face de Jesus após ter limpado seu suor enquanto carregava a cruz. Esta apresentação foi acompanhada de um momento musical com a música "Coração de Mãe".

Logo após, nosso pároco conduziu um momento de reflexão, já de volta à igreja, em que todos ali presentes foram convidados a celebrar o Tríduo Pascal, que se iniciaria no dia seguinte, com a missa da Instituição da Eucaristia, o Lava-Pés. Este lindo momento de reflexão nos lembrou dos encontros que temos, no nosso dia a dia, com nossos irmãos e irmãs, nos quais devemos buscar abrir nosso coração e nossa mente para todos aqueles que são marginalizados pela sociedade. Além disso, cada uma das sete frases ditas por Jesus durante seus últimos instantes nos revela Seu lado misericordioso e humano. Assim, esses ensinamentos nos dão exemplo de como todos nós também devemos ser.

Após a Celebração Penitencial, ocorrida na Terça-feira Santa, com mais este evento, encerrava-se este lindo momento de reflexão e de preparo para o ápice da Semana Santa: o Tríduo Pascal. Muitas emoções e momentos de reflexão ainda aguardavam nossos paroquianos. A Semana Santa, além de ser um momento de recordação e devoção, é também um encontro de cada um com sua fé.

Acompanhe aqui no site e em nosso Facebook todos os belos momentos vividos em nossa comunidade!

CONFIRA O ÁLBUM COMPLETO DA PROCISSÃO DO ENCONTRO

49 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa