Acontece na Paróquia  

  • Daniele Vieira – PASCOM Santa Teresinha

Especial Semana Santa 2018 | Sábado Santo encerra Tríduo Pascal


A celebração começaria na praça, mas a forte chuva não deu trégua. Ainda assim, a comunidade compareceu em peso para o encerramento do Tríduo Pascal, no dia 31 de março, Sábado Santo, também chamado Sábado de Aleluia. Com a tradicional fogueira acesa na porta da igreja, a celebração começou por volta das 19h. Após a bênção do fogo novo, o Círio Pascal foi conduzido para dentro da paróquia e era a única chama que iluminava o ambiente, para que toda a atenção se voltasse apenas para a luz de Cristo.

Em seguida, os fiéis acenderam suas velas e o pároco, padre Tiago, entoou o canto do Exulte, sendo seguido por toda a comunidade a cada refrão: "Ó, noite de alegria verdadeira! Que reúne, novamente, o céu e a terra inteira". Nas leituras da Liturgia da Palavra, as velas foram apagadas e a igreja permaneceu no escuro.

Então, após o último salmo, a imagem de um anjo foi projetada no altar e os jovens da Pastoral das Artes narraram: "Eu sou o anjo do Senhor e venho lhe perguntar: por que procura entre os mortos aquele que vivo está? Jesus ressuscitou!" e, todos juntos, gritaram com força: "JESUS RESSUSCITOU!". Neste momento, as luzes se acenderam e a comunidade em festa, com muita alegria, cantou o Hino de Louvor, parte muito importante desta celebração, pois torna real a principal mensagem desta semana: Jesus Ressuscitou!

Tornando a noite ainda mais especial, tivemos o batizado de uma criança e também o "Batismo sob Concessão" de uma senhora que não sabia se já havia sido batizada. A celebração também foi marcada pela Primeira Comunhão de 11 adultos que aceitaram Jesus, catequizaram-se e receberam, pela primeira vez, o corpo e o sangue de Cristo na santa Eucaristia.

Após a Ladainha dos Santos, que foi cantada, tivemos a Bênção da Água Batismal e a Renovação das Promessas do Batismo, em seguida toda a comunidade foi aspergida com água benta.

A celebração do Sábado Santo é longa, mas tão bonita e rica em sentido que os fiéis permaneceram felizes até o final, que se deu por volta das 23h. As leituras, os cânticos e ensinamentos desta noite santa nos renovam e enchem de alegria. Após acompanharmos a morte de Cristo, saímos da igreja com a certeza da ressurreição de Jesus!

Com a Bênção Pascal, o pároco encerrou a celebração. E com gritos de "Aleluia", abraços de "Feliz Páscoa" e repletos de amor, os fiéis se dirigiram para suas casas, preparando o coração para o Domingo Páscoa.

CONFIRA TODAS AS FOTOS DO SÁBADO DE ALELUIA!

28 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa